Futuro

Em missão liderada por mulher, este drone vai sobrevoar uma das luas de saturno

por: Gabriela Glette

No final de 2019, a Agência Espacial Norte Americana – NASA, já havia confirmado uma nova missão espacial que tem como destino Titã – umas das luas de saturno. Com o objetivo de investigar a habitabilidade do local, o drone Dragonfly irá fazer alguns experimentos com sensores e gravar imagens. Inovadora, a missão será liderada por uma mulherElizabeth Turtle, que afirmou que apesar de um bilhão de milhas parecer ser impossivelmente distante, é perfeitamente possível chegar lá.

drone dragonfly nasa 2

Esta não é a primeira vez que a NASA abre uma missão para explorar Titã, que é um dos muitos satélites no sistema solar com água em abundância, tornando-o um local ideal para procurar elementos necessários para a vida. O que a missão Dragonfly fará é dar continuidade à missão Cassini, encabeçada pela Agência Espacial Européia em 2005. Desta vez, os cientistas esperam medir a composição química da superfície de Titã, examinando como a atmosfera pode afetar esses compostos químicos para obter uma imagem melhor do que pode ser biologicamente relevante para o desenvolvimento da vida.

Elisabeth Turtle NASA

Filha de astrônomo, Elisabeth estudou ciências planetárias e já trabalhou na missão Galileu – que estudou as duas luas de Júpiter, e na extinta missão Cassini. O interesse em Titã vem do fato dela ser a única lua no sistema solar a ter uma atmosfera densa, composta principalmente de nitrogênio, como a atmosfera da Terra.

drone dragonfly nasa 3

o time completo da missão Dragonfly

O drone Dragonfly será lançado em 2026 e voltará para a Terra em 2034. De acordo com Jim Bridenstine – administrador da NASA: “Visitar este misterioso mundo oceânico pode revolucionar o que sabemos sobre a vida no universo. Essa missão de ponta seria impensável há apenas alguns anos, mas agora estamos prontos para o vôo incrível do Dragonfly.”

drone dragonfly Nasa

Publicidade

Fotos: NASA


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta escola na Espanha decidiu ensinar equidade de gênero (na prática) para meninos