Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O escravizado Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido como Tebas, foi responsável pela reforma da antiga Catedral da Sé, demolida em 1911, e de outras obras emblemáticas da arquitetura paulistana. Mais de 200 anos após sua morte, ele finalmente foi reconhecido como arquiteto.
Tebas havia nascido em Santos, provavelmente de origem africana, como lembra a Veja SP. Com grande talento na arte da cantaria, que consistia em talhar pedras para serem usadas em construções, ele foi responsável pelo primeiro chafariz público da capital paulista, localizado onde hoje existe a rua Direita. Desde 1886, a peça não se encontra mais no local, tendo sido retirada após o processo de canalização de água.
Foto CC BY-SA 4.0 Cmikas
Joaquim Pinto de Oliveira também foi responsável por ornamentar a antiga igreja do Mosteiro de São Bento, tendo participado na construção de outros edifícios religiosos, como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco.
Apenas em 2018, ele teria sido reconhecido como arquiteto pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp). Falecido em 1811, aos 90 anos, sua história é resgatada pelo livro “Tebas: Um Negro Arquiteto na São Paulo Escravocrata“, lançado em 2019 pelo jornalista Abilio Ferreira.
Foto: Dornicke
Quando jovem, ele foi escravizado por Bento de Oliveira Lima, que morreu antes da conclusão da reforma da antiga Catedral da Sé. Endividada, a família do mestre de obras vendeu Tebas para a Igreja. Tempos depois, ele processou a viúva de Lima, ganhou a causa e conquistou sua alforria aos 58 anos, mas seguiu trabalhando como arquiteto até o fim da vida.
Publicidade
É possível afirmar que o mundo é dividido entre pessoas que amam gatos acima de tudo, e outras que não os suportam....
Estudar em Nova York pode ser uma excelente porta de entrada para a capital mundial dos negócios. Tais cursos, porém,...
Atualmente o Brasil parece terrivelmente desejar andar na contramão dos progressos do mundo, e enquanto por aqui os...
Criador do perfil do Instagram Weekly Graphic News (@weeklygraphicnews), o artista Mihai Tigleanu ilustra notícias...
Na grande maioria dos países, o distanciamento social foi adotado como principal medida para conter o coronavírus. ...
O pequeno Tupper Bunlop, do Canadá, foi diagnosticado com autismo quando tinha 2 anos de idade. Com dificuldades para...
Já imaginou o que você faria se roubassem o seu melhor amigo? Fabiano Rossi se viu nesta situação e, morrendo de...
A Maísa sempre foi aquela menina mega espontânea sem medo de falar o que viesse à cabeça (e até ficou famosa por...
A fidelidade canina é sempre comovente, e são muitas as histórias de cachorros que aguardaram por dias, meses e...