Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os planos da mãe de Tiganá Santana para seu filho eram ambiciosos: que ele quebrasse a “hegemonia eurocentrada” do Itamaraty e se tornasse diplomata. O encontro com a filosofia, a música e sua própria ancestralidade negra, no entanto, transformou seu trajeto – sem intimidar, no entanto, as mais incríveis ambições.
Aos 36 anos, o cantor, compositor, filósofo e pesquisador viaja o mundo, a partir de Salvador, Brasília e São Paulo, para promover sua música e prosseguir com suas pesquisas – Tiganá é o primeiro compositor brasileiro conhecido por gravar canções em línguas tradicionais africanas.
Poliglota, o compositor compõe em português, inglês, espanhol e francês, assim como em kikongo e kimbundu, línguas de Angola e do Baixo Congo. Formado em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tiganá atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Tradução da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa em sentenças proverbiais bantu-kongo a partir da obra do pensador congolês Bunseki Fu-Kiau. Foi a partir de seus estudos mas também de sua experiência enquanto indivíduo que nasceu o álbum Maçalê, de 2009, primeiro disco brasileiro com composições autorais em línguas africanas.
De lá pra cá, Tiganá lançou o disco The Invention of colour, de 2013 – que recebeu 5 estrelas e foi considerado um dos 10 melhores discos do mundo de 2013 pela revista inglesa Songlines – o disco duplo Tempo & Magma, de 2015, gravado no Senegal a partir de uma residência promovida Unesco, e Vida-Código, de 2019.
“Podemos aprender um mundo com as diversas filosofias africanas. Estão baseados em um pensar que inclui uma prática e um comportamento.
Em muitos desses pensares, há um senso de comunidade que é absolutamente fundamental”, afirma. “Para eles, é impossível existir se não for em comunidade. Pensar desse modo já nos coloca em um outro lugar, sobretudo, ao dialogar as questões de sociedade”, diz Tiganá.
PS: (considerado um dos melhores do mundo)
Publicidade
Sabemos que, infelizmente, o século XXI e a evolução em diversas áreas não significaram o fim de uma das mais...
Ir a um bom restaurante muitas vezes é uma experiência que transcende a comida. No Japão, um novo empreendimento...
Uma charmosa cidade pequena, em estilo europeu, com livraria e cinema, tão rica em detalhes que é como se tivesse...
Agenda da semana na área trazendo o melhor da arte e da cultura online para seus dias de recolhimento serem mais...
O fotógrafo Brandon Voges criou um ensaio com close-ups de pessoas penduradas de pernas para o ar.
Em Moscou, onde a maioria das pessoas olha para os carros sujos estacionados pelas ruas e apenas acha que precisam ser...
Aos 25 anos de idade, o holandês Hardwell é eleito pelo Top 100 Djs Awards o melhor do mundo de 2013. Promovido...
O serviço de streaming da Amazon acaba de anunciar investimento de cerca de 2.8 bilhões de libras, por volta de 13...
O artista Natsumi Honda do Steel Pond Studios faz incríveis esculturas de animais usando peças de motos antigas....