Tecnologia

Fotos raras do monotrilho suspenso mais antigo do mundo

por: Gabriela Glette

Inaugurado em 1901, o Wuppertaler Schwebebahn é o monotrilho suspenso mais antigo do mundo, em funcionamento até hoje. Projetado por Eugen Langen, que originalmente o planejava construir em Berlim, este meio de transporte único já foi renovado diversas vezes, mas o registro mais antigo desta ousada obra data de 1913. Localizado na cidade de Wuppertal – Alemanha, a fotografia foi publicada no site Rare Historical Photos e nos apresenta um mundo que já não existe mais.

foto rara monotrilho suspenso 1

O Schwebebahn transporta cerca de 25 milhões de passageiros por ano e se estende ao longo de um percurso de 13,3 km de extensão. O percurso inteiro leva em média 35 minutos, e o trem suspenso, apesar de ser um meio de transporte usado por moradores da cidade, ao longo dos anos acabou tornando-se também um ponto turístico.

foto rara monotrilho suspenso 2

Registro de quando o monotrilho ainda estava sendo construído

Cerca de 19.200 toneladas de aço foram usadas para produzir a estrutura de apoio e as estações ferroviárias, que foi gravemente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Fechando as operações durante alguns anos, o Wuppertaler Schwebebahn reabriu em 1946, para orgulho da cidade.

foto rara monotrilho suspenso 3

No entanto, o monotrilho suspenso também é famoso por um incidente em 1950, quando um elefante de circo chamado Tuffi recebeu uma carona como acrobacia. Porém, o elefante acabou caindo pela janela, mas graças ao rio sobreviveu com apenas um arranhão, vivendo até os 43 anos.

foto rara monotrilho suspenso 4

Um casal no dia da inauguração do The Wuppertaler Schwebebahn

Publicidade

Fotos: Library of Congress


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Composteira elétrica transforma restos orgânicos em adubo em 12 horas