Criatividade

Fusca se aposenta aos 81 anos com curta-metragem emocionante

por: Vitor Paiva

O amor não é um sentimento a ser medido por réguas, termômetros ou sentidos objetivos – mesmo que esse amor seja por um objeto: mais precisamente, por um automóvel. Não se trata de ser o mais rápido, o mais confortável, o mais prático nem muito menos o mais luxuoso – mas sim o mais charmoso, o mais bonito, o mais curvilíneo, até mesmo o mais engraçado. Nenhum carro foi como o Fusca, e ao longo dos 81 anos de sua produção, o mundo inteiro se apaixonou por ele com a intensidade de um amor verdadeiro. Ao anunciar que o mais simpático carro da história finalmente será descontinuado e que sua linha deixará de ser produzida, a Volkswagen preparou um comovente e justo vídeo de adeus.

Intitulado, em inglês, “A Última Milha”, o vídeo em animação mostra a relação quase familiar de um Fusca com seu proprietário, ao longo de uma vida, nos momentos mais importantes, feito fosse um verdadeiro amigo.

Ao fim o carro é aplaudido pela cidade em tom de tributo e despedida, e o adeus ao dono é dado com o característico som de sua buzina – até subir aos céus transformado em besouro, “apelido” que o batiza na maioria dos países do mundo.

Não por acaso, o nome do inseto também serviu como uma das inspirações para a banda que faz a trilha do vídeo – e que, como o Fusca, é amada de forma inigualável em todo o mundo: os Beatles. O vídeo traz a emblemática canção “Let It Be”, de Paul McCartney, lançada em 1970, também como um canto de despedida de Paul para a banda, que aproximava-se de um inevitável fim. Nada mais justo, portanto, que reunir dois dois maiores ícones do século XX no vídeo de despedida do Fusca.

É verdade que o que será interrompido em 2020 não é a fabricação do velho Fusca de primeira geração que se cravou em nosso imaginário – que já não é fabricado desde 2005 pela Volkswagen – mas sim sua linhagem: entre 1997 e 2010, o chamado New Beetle sucedeu o modelo clássico em uma versão mais moderna, que obteve uma terceira geração em 2011, que seguia sendo produzida no México até o final do ano passado.

O New Beetle

“A Última Milha” conta com ilustrações do ator Kevin Bacon, do artista plástico Andy Warhol e do apresentador Andy Cohen – além das lágrimas e dos corações apertados de todos que já buzinaram um Fusca por aí. Let it be.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cidade escocesa deixa crianças desenharem decoração de Natal oficial e resultado é maravilhoso