Tecnologia

Gorila passa por 1º cirurgia com assistência robótica para corrigir hérnia

por: Gabriela Glette

Aos 33 anos, Emily – uma gorila que vive no zoológico de Oklahoma – Estados Unidos, passou por uma cirurgia assistida por um robô para reparar uma hérnia umbilical. Esta foi a primeira cirurgia robótica realizada em um gorila e, graças à uma equipe de especialistas, foi um sucesso. Emily tinha recebido o diagnóstico de hérnia umbilical em 2010, mas a equipe veterinária do zoológico não sabia ao certo qual seria o melhor tratamento. Quando ela começou a perder apetite e cabelo, os veterinários decidiram que a cirurgia era a melhor opção.

cirurgia robótica gorila 1

Emily foi operada em agosto de 2019, sob a supervisão de Jennifer D’Agostino – diretora de serviços veterinários do zoológico de Oklahoma City. Segundo ela: “Realizar esta cirurgia avançada foi um esforço cooperativo, e temos a sorte de ter uma rede tão extensa de médicos especialistas comprometidos com o cuidado e o bem-estar de nosso amado animal.”

cirurgia robótica gorila 2

Com a hérnia bem controlada durante anos, a decisão veio depois que a equipe veterinária notou uma mudança na aparência dos tecidos ao redor da hérnia. No entanto, se uma incisão abdominal falhar em um gorila, há uma alta probabilidade de que ela possa ser fatal, por isto a escolha de realizar uma cirurgia assistida por um robô, menos invasivo e inovador.

cirurgia robótica gorila 4

A história com final feliz de Emily foi compartilhada no Dia Mundial do Gorila – comemorado no dia 24 de setembro. Criado pelo Dian Fossey Gorilla Fund International (DFGFI), apesar de parecer uma data sem importância, o dia do gorila possui o objetivo de salvar a espécie, ameaçada de extinção. Assista o vídeo abaixo e conheça a história de Emily:

Publicidade

Fotos: Oklahoma City Zoo


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos