Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A primeira página a se manifestar foi justamente a mais temida entre os estilistas: a Diet Prada, que escreveu: “a marca japonesa parecia ter recuado com o show masculino, desta vez colocando modelos brancos em perucas com tranças. A decisão da marca pareceu suspeita, pois vivemos em uma época em que as discussões sobre apropriação cultural estão em alta”.
Resumindo: faltou bom senso, né?
Em seu comunicado para a revista Dazed, a grife declarou: “A inspiração para os headpieces do desfile de moda masculina da Comme des Garçons FW’20 foi a aparência de um príncipe egípcio. Nunca foi nossa intenção desrespeitar ou ferir alguém – pedimos desculpas profundas e sinceras por qualquer ofensa que ele tenha causado”.
O cabeleireiro responsável pelas perucas, Julien D, também foi ao Instagram pedir desculpas: “Queridos, minha inspiração para o show de Comme des Garçons foi um príncipe egípcio. Um look que achei verdadeiramente bonito e inspirador. Um olhar que foi uma homenagem. Nunca foi minha intenção magoar ou ofender alguém, jamais. Se eu fiz, peço desculpas profundamente”.
A grife se desculpou por mostrar modelos brancos trançados
Bom, já que a ideia era “homenagear” o Egito antigo, poderiam ter sido usados somente modelos negros, já que, embora a cultura pop faça parecer o contrário, nasceu como uma população negra, assim como seus faraós e soberanos.
Apropriação cultural: é o ato de usar adereços de outras culturas – como turbante, dreadlocks, cocar, desenhos tradicionais – com o único propósito de capitalizar ou para uso estético, o que apaga a simbologia original que tal adereço representa. Muitos desses símbolos pertencem a culturas marginalizadas pela sociedade e são vistos com preconceito por aqueles que a usam, mas ganham um valor estético quando são usados por brancos. Não é proibido utilizar turbantes ou fazer tranças sendo branco. Mas é desrespeitoso, principalmente no mundo da moda.
Publicidade
Eis uma ótima notícia advinda da nova gestão da Prefeitura de São Paulo. O prefeito Bruno Covas, que recentemente...
João Dória não demorou a responder o comercial em que a Amazon usa o cinza de São Paulo para promover seu e-reader....
Quando comemos um pedaço de chocolate eventual, ou mesmo quando nos esbaldamos em barras e mais barras em uma noite...
Uma reportagem da BBC mostrou como o machismo estrutural opera na ciência. A matéria, chamada 'Novas pesquisas...
Xuxa não consome mais carne. A apresentadora revelou em seu Instagram que decidiu cortar alimentos de origem animal de...
O Tour de France começou em Paris, em 1903, para se tornar ao longo dos anos a mais importante competição do...
O ator André Gonçalves, ex-Globo, SBT e Record, teve sua prisão decretada pelo Tribunal de Justiça de Santa...
A Vale recusou pelo menos duas ofertas de monitoramento em tempo real de barragens. A Folha de São Paulo noticiou que...
O Ministério Público da Bahia está no centro de um caso envolvendo injúria racial praticada por um de seus...