Sustentabilidade

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

por: Redação Hypeness

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em tradução livre).

De acordo com o Razões para Acreditar, Reino Unido e China já possuem iniciativas similares. Porém, as usinas flutuantes destes países foram construídas em lagos e apenas para fins acadêmicos.

O projeto da Holanda, entretanto, é ainda mais ambicioso. Serão 2,5 mil metros quadrados de painéis solares instalados sobre o mar. A localização garante que a usina seja 15% mais eficiente do que aquelas localizadas em terra firme.

A construção da usina deverá levar três anos e se baseia em uma parceria entre o governo de Amsterdã e centros de pesquisa especializados da Holanda e da União Europeia, com supervisão científica dos profissionais da Universidade de Utrecht. Se tudo der certo, a Zon-op-Zee entrará em funcionamento a partir de 2022.

Especialistas em ecologia marinha estão avaliando o possível impacto ambiental que a instalação de uma usina solar tão grande pode gerar no entorno. De acordo com o SuperUniverso, espera-se que todas as residências holandesas tenham adotado algum tipo de energia limpa e a nova usina deve contribuir para que este projeto se torne realidade.

Ia ser maravilhoso, não acham?

Publicidade

Fotos: Oceans of Energy


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cliques de abelhas dormindo de bumbum pra cima dentro de flor viralizam