Inspiração

Indígenas produzem chocolate com cacau nativo da Amazônia

por: Gabriela Glette

Nenhum outro povo possui tantos conhecimentos em cultivo sustentável do que os indígenas. Estes mestres da terra que há séculos cuidam de nossas florestas, acabam de lançar o chocolate Yanomami, 100% amazônico. Feito com cacau nativo da Amazônia, o produto foi feito em parceria com o ISA – Instituto Socioambiental e chama atenção para a causa indígena e os povos Yanomami e Ye’kwana.

chocolate-yanomami. 1

Feito com 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica, o cacau é beneficiado na comunidade Waikás e transformado em barras pelo chocolatier César de Mendes, no Pará. Além de natural e 100% brasileiro, o chocolate ajuda os povos indígenas da Amazônia a lutar contra o garimpo, uma das maiores ameaças à estas comunidades. Lançado no mês de dezembro, a ideia surgiu de líderes Ye’kwana, que buscavam gerar novas fontes de renda.

chocolate-yanomami. 2

Com território ameaçado, a Yanomami é maior Terra Indígena do Brasil, com cerca de 9,6 milhões de hectares. Nela vivem os povos Yanomami e Ye’kwana, responsáveis por esta iniciativa incrível. A intenção é reverter a maior parte do valor arrecadado com as vendas à Associação dos Indígenas Yanomami e Ye’kwana. A previsão é que um total de 1.142 pessoas, de cinco comunidades, sejam beneficiadas pelo projeto do Chocolate Yanomami. Da próxima vez que comprar um chocolate, dê preferência a um produto de origem nacional, símbolo da luta pela sobrevivência dos indígenas!

Chocolate no Brasil

Conhecido e apreciado mundialmente, o cacau é um fruto tropical, que começou a ser cultivado pelos maias e astecas, na América Central. Hoje, o Brasil é o sétimo maior produtor do fruto, sendo que mais de 90% da colheita é exportada.

Chocolate Yanomami 3

Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Estes pequenos sistemas agroflorestais, ajudam comunidades indígenas a sobreviver, mas também formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas, bom para o meio ambiente e para evitar as queimadas na época da seca.

Chocolate Yanomami 4

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele é o ‘gato de botas do Shrek’ da vida real e consegue o que quer com sua ‘atuação’