Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nenhum outro povo possui tantos conhecimentos em cultivo sustentável do que os indígenas. Estes mestres da terra que há séculos cuidam de nossas florestas, acabam de lançar o chocolate Yanomami, 100% amazônico. Feito com cacau nativo da Amazônia, o produto foi feito em parceria com o ISA – Instituto Socioambiental e chama atenção para a causa indígena e os povos Yanomami e Ye’kwana.
Feito com 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica, o cacau é beneficiado na comunidade Waikás e transformado em barras pelo chocolatier César de Mendes, no Pará. Além de natural e 100% brasileiro, o chocolate ajuda os povos indígenas da Amazônia a lutar contra o garimpo, uma das maiores ameaças à estas comunidades. Lançado no mês de dezembro, a ideia surgiu de líderes Ye’kwana, que buscavam gerar novas fontes de renda.
Com território ameaçado, a Yanomami é maior Terra Indígena do Brasil, com cerca de 9,6 milhões de hectares. Nela vivem os povos Yanomami e Ye’kwana, responsáveis por esta iniciativa incrível. A intenção é reverter a maior parte do valor arrecadado com as vendas à Associação dos Indígenas Yanomami e Ye’kwana. A previsão é que um total de 1.142 pessoas, de cinco comunidades, sejam beneficiadas pelo projeto do Chocolate Yanomami. Da próxima vez que comprar um chocolate, dê preferência a um produto de origem nacional, símbolo da luta pela sobrevivência dos indígenas!
Conhecido e apreciado mundialmente, o cacau é um fruto tropical, que começou a ser cultivado pelos maias e astecas, na América Central. Hoje, o Brasil é o sétimo maior produtor do fruto, sendo que mais de 90% da colheita é exportada.
Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Estes pequenos sistemas agroflorestais, ajudam comunidades indígenas a sobreviver, mas também formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas, bom para o meio ambiente e para evitar as queimadas na época da seca.
Publicidade
Estão abertas as inscrições para o edital Caminhos, uma iniciativa do Fundo Alas, que pretende selecionar 30...
Depois de anos sofrendo com preconceito e discriminação, e décadas de luta pela aceitação e reconhecimento, um...
Não sabemos lidar com catioros fofíneos. Quando eles estão no Instagram então, é praticamente impossível não se...
Boas atitudes inspiram boas atitudes. Uma delas é assumir privilégios, reconhecer erros e pedir desculpas, como fez...
Raphael Najan tem 33 anos e, além de preparador físico, também é bailarino. Com uma vida bastante atribulada entre...
Para oferecer um sentido verdadeiramente real ao seu status de influenciador e para o próprio aniversário, o jovem...
Há dez anos sem ver sua irmã, o morador em situação de rua e catador de recicláveis João Coelho Guimarães...
A maioria das pessoas tem um ou dos irmãos. A tendência pro futuro é que cada vez mais pessoas sejam filhas únicas...
Foram mais de 600 relatos em três dias de página. A maioria das denuncias feita por meninas, descrevendo situações...