Arte

Instagrafite cria ‘circuito do spray’ para aniversário de São Paulo

por: Redação Hypeness

Para celebrar o 466º aniversário de São Paulo, o Instagrafite criou um circuito artístico pela cidade. Além de três roteiros inspiradores, o grupo também irá revelar um novo mural da artista Tikka, produzido como parte do projeto MAR da Secretaria Municipal de Cultura, organizado pela Prefeitura de São Paulo.

Criado por Marcelo Pimentel e Marina Bortoluzzi, o Instagrafite foi um dos primeiros perfis de arte do Instagram no mundo a chegar à marca de 1 milhão de seguidores. Hoje, o espaço funciona como um verdadeiro hub artístico, transcendendo as fronteiras da rede social e se envolvendo na curadoria, produção, gerenciamento e consultoria de projetos na área artística.

Arte da Tikka produzida por Instagrafite para o Projeto MAR da Secretaria Municipal de Cultura organizado pela Prefeitura de São Paulo, empena de Pinheiros que será revelada para aniversário da cidade:

Arte da Tikka

Com esse histórico de peso, eles dão a dica para curtir o circuito mais artístico da cidade, dividido em três roteiros.

Roteiro Av. Paulista

Começando pelo Instituto Moreira Salles, confira as obras dos artistas J. Carlos, Susan Meiselas e Michael Wesely, e não deixe de ver a exposição Indumentárias Negras em Foco.

Depois disso, é hora seguir pelo MASP, com a exibição dos artistas GEGO e Leonor Antunes, dar aquela passadinha no Itaú Cultural para conferir a mostra “Caos e Efeito“, fazer uma pausa para descobrir os trabalhos de Anna Bella Geiger no SESC Paulista e terminar o rolê na Japan House para ver a instalação “Linha Interna” da artista japonesa Chiharu Shiota.

Roteiro Centro

Prepare-se para subir a Consolação enquanto se enche de arte observando empenas como as dos artistas Speto, Pomb e Rita Wainer. Andando a pé no Minhocão, dê uma boa espiada no mural de Nelson Mandela, pintado pelos artistas Diego Mouro e Criola, e não deixe de conferir as fotografias da artista Raquel Brust.

Nelson Mandela, pintado pelos artistas Diego Mouro e Criola

Feito isso, é hora de flanar pelas galerias do centro, como o Pivô e a Central. Desliza até o SESC 24 de Maio para ver a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e dá aquele pulo na Pinacoteca, para ver exposições como a de Marcia Pastore, Jorge Pardo e do artista Adrià Juliàs.

A próxima etapa é se jogar  no Espaço Cultural Porto Seguro, onde acontece a mostra “A liberdade da cor” de Carlos Cruz-Diez. Se sobrar energia, não deixe de incluir o CCBB no rolê para ver as obras de Chiharu Shiota e termine o dia com a cabeça fervendo de ideias no Farol Santander, com a exposição de Tarsila do Amaral para crianças.

Roteiro Jardins e Pinheiros

Dê o pontapé inicial deste roteiro na galeria Mendes Wood DM, com mostras de Rosana Paulino e Santiago de Paoli. Siga para o Instituto Tomie Ohtake para ver a expo do japonês Takashi Murakami.

Não deixe de esticar o roteiro para conferir o novo mural da artista Tikka. Parte do projeto MAR da Secretaria Municipal de Cultura, organizado pela Prefeitura de São Paulo e com produção do Instagrafite, ele fica localizado na Av. Pedrodo de Morais. Outros murais imperdíveis em Pinheiros são os dos artistas Gleo (Av. Rebouças), Renan Santos (Rua Fradique Coutinho) e Fernando Chamarelli (Largo da Batata).

Obra de Fernando Chamarelli

Para complementar o passeio, vale a passada no MIS Experience, onde acontece a exposição sobre os 500 anos de Leonardo da Vinci;  ou uma ida ao SESC Pompeia para conferir o trabalho do sempre maravilhoso Cildo Meirelles (termina em 2 de fevereiro). Na Fundação Marcos Amaro, em Itu, tem ainda a exposição do artista Samuel de Saboia e as obras de Bispo do Rosário.

Na volta, se encha de arte com os murais do projeto “Tarsila ispira“, espalhados pelo centro. Se liga na localização das obras: Katia Lomardo (Rua Quitanda, 139), Crica Monteiro (Rua Direita, 32), Simone Siss e Lau Guimarães (Rua Quinze de novembro, 33), Hanna Lucatelli (Rua Quinze de novembro, 77) e Mag Magrela (Rua Brigadeiro Luis Antonio, 52).

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Toy Story’ celebra 25 anos com desenhos antigos de Woody, Buzz & cia