Um jovem negro com uma câmera fotográfica na mão não é um “suspeito”, tampouco uma “ameaça”. Após finalizar um curso profissionalizante, Gabriel Souza está sendo reconhecido pelo sua profissão, que desempenha muito bem: fotografo.
Ele compartilhou em seu Instagram a primeira experiência oficial e remunerada como fotógrafo. Gabriel ainda precisa intercalar os freelas de fotos com o trabalho na borracharia do pai, mas já há um grande avanço com relação ao que ele teve que passar no ano passado.

Gabriel em seu primeiro trabalho oficial como fotógrafo / Arquivo Pessoal
No último mês de outubro, o jovem foi hostilizado no bairro de Elóy Chaves, em Jundiaí (SP). Com um olhar racista, moradores desconfiaram de suas intenções, supondo que ele estava fotografando casas para invadi-las. Gabriel estava só praticando com uma câmera. Olha só as fotos que ele tira em passeios pelo cotidiano:



Mas não foi o trabalho de Gabriel que provocou curiosidade. Foi a presença dele. Fotos e áudios foram divulgados em grupos de moradores no WhatsApp e no Facebook alertando sobre a presença do rapaz e aconselhando que, se o vissem, acionassem a Guarda Civil Municipal.
O caso do rapaz de 18 anos chegou a ser investigado pela Polícia Civil. Além do jovem, o administrador do grupo do WhatsApp onde mensagens foram postadas e a moradora que teria divulgado imagens do rapaz tiradas da câmera de segurança da casa dela também foram ouvidos. O caso se encontra arquivado no momento.

Na ocasião, Gabriel contou que só entendeu o que estava acontecendo quando um cliente e morador de um condomínio próximo mostrou a ele as fotos e áudios que estavam circulando na internet.
Mas agora ele vira a página deste caso de racismo para realizar um sonho: “Estou ‘entrando no jogo’. Sempre tive um apreço muito grande pela área e desde pequeno despertava curiosidade. Então, a partir dos 12 anos comecei a treinar o olho para isso. Hoje, gosto de pegar cenas inusitadas e fotografar a natureza. Adoraria trabalhar com isso, ser fotógrafo nessa área”, disse em entrevista para o G1.