Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O desembargador Benedicto Abicair, do estado do Rio de Janeiro, determinou em liminar tornada pública nesta quarta-feira (8), que a Netflix suspenda a exibição do especial de Natal “Primeira Tentação de Cristo”, feito pelo grupo Porta dos Fundos. A decisão ocorreu a partir de um recurso do católico Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, alegando que “a honra e a dignidade de milhões de católicos foram gravemente vilipendiadas pelos réus”.
A instituição religiosa argumentou que a Netflix “agrediu a proteção à liberdade religiosa ao lançar e exibir o ‘Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo’, em que Jesus Cristo é retratado como um homossexual pueril, namorado de Lúcifer, Maria como uma adúltera desbocada e José como um idiota traído por Deus”.
O argumento é também que “o nível de desrespeito, agressividade e desprezo pela fé e os valores dos católicos revelados no filme é indizível, sendo especialmente agravado pelo fato de ter sido lançado às vésperas do Natal, data sagrada para os cristãos de todo o mundo”.
– É 2019 e 11 milhões de brasileiros acreditam mesmo que a Terra é plana
Para o desembargador, este é um um conflito claro entre valores e princípios constitucionais. Mas, espera aí: o Estado brasileiro não era laico? É o que questionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, em entrevista para o colunista do jornal O Globo, Bernardo de Mello Franco. Ele afirmou que a decisão da Justiça do Rio é ‘uma barbaridade‘ e não tem amparo na Constituição — e, por isso, deverá ser derrubada nos tribunais superiores.
Quanto a esta questão, Abicair justifica que as posições religiosas também devem ser respeitadas, segundo a constituição. “De um lado está o direito à liberdade de expressão artística enquanto corolário da liberdade de expressão e pensamento e de outro a liberdade religiosa e a proteção aos locais de culto e suas liturgias, consubstanciadas no sentimento religioso”, diz. Ele argumenta ainda que este é um bom momento para a suspensão da exibição do especial pois “o Natal de 2019 já foi comemorado por todos”.
– Igreja separa José e Maria em jaulas em crítica contra política de imigração
Abicair explicou que a decisão não é definitiva, mas sim a ideal para o momento. “Não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida”.
De acordo com o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, o número de cristãos evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos e que, até o final de 2020, eles seriam a maioria no país.
– Para ministra Damares, Frozen é lésbica: ‘Vive sozinha em seu castelo de gelo’
No final de dezembro, a sede da produtora do Porta dos Fundos no Rio chegou a sofrer um atentado, que acredita-se que esteja ligado à exibição do especial de Natal.
Procurados pela BBC News Brasil, o Porta dos Fundos informou que ainda não foi notificada judicialmente da decisão do desembargador e que “gostaria de reforçar seu compromisso com o bom humor e declarar que seguiremos mais fortes, mais unidos, inspirados e confiantes de que o Brasil sobreviverá a essa tempestade de ódio, e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão”.
Publicidade
Atendendo aos pedidos de ativistas e entidades, o Estado de São Paulo acaba de decretar a proibição de caça em todo...
A pedagoga Eliana Espírito Santo da Silva é mais uma vítima do racismo institucional no Brasil. Mulher negra de 39...
Vivi Fernandez fez carreira como uma das atrizes pornôs mais famosas do Brasil. Afastada dos filmes adultos, ela...
O jovem Matheus de Quadros era apenas um romântico que caiu nas peripécias do webnamoro. O jovem de 18 anos largou...
Nas primeiras horas da manhã de hoje (15/06), um incêndio consumiu um prédio do Museu de História Natural e...
Carlos Bolsonaro (PSC) se pronunciou sobre o espancamento da empresária Elaine Caparróz. No Twitter, o filho do...
A personal trainer Vanessa Martin Del Solar, 35 anos, chegava à recepção da academia BlueFit na 516 Norte, em...
Um trisal que mora na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, irá entrar na Justiça para registrar...
De forma direta e objetiva, um cartum da página Pictoline mostra a importância da luta pelos direitos LGBTQI+ e,...