Criatividade

Lotte Reiniger, a animadora que trouxe a arte asiática das sombras para o cinema europeu

por: Redação Hypeness

Lotte Reiniger é uma animadora natural de Berlim, na Alemanha. Embora seu nome seja pouco conhecido do público geral, ela trouxe a arte do teatro de sombras oriental para o cinema europeu.

Responsável por mais de 60 filmes animados entre as décadas de 1910 e 1970, ela começou a carreira sonhando em ser atriz, mas se transformou em uma das pioneiras do cinema. De suas obras, mais de 40 sobreviveram.

Uma de suas primeiras produções trata-se de uma cativante versão de Cinderella (vídeo abaixo). A cineasta baseava suas criações em lendas e contos de fada europeus, mas sua técnica vinha de muito mais longe, com inspiração no teatro das sombas asiático.

Seus trabalhões incluem ainda versões de o Gato de Botas, Bela Adormecida e o Príncipe Sapo, sempre com seu toque único.

Em 1926, ela foi responsável pelo primeiro longa-metragem de animação do mundo: “As Aventuras do Príncipe Achmed“. Seu lançamento foi anterior ao de “A Branca de Neve e Os 7 Anões“, primeira animação de Walt Disney, datada de 1937.

Quando os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, Lotte Reiniger foi forçada a criar animações de propaganda, como “O Ganso De Ouro“. Mas, assim que pode, se mudou para a Inglaterra, por não concordar com o regime.

Após obter a cidadania britânica, ela e o marido Carl Koch fundaram a Primrose Productions, através da qual a cineasta produziu diversos trabalhos para a BBC. De acordo com o Telegraph, que realizou um recente resgate de sua história, seu último trabalho, “The Rose and the Ring“, teria sido lançado em 1979, apenas dois anos antes de sua morte.

Sua obra inspira muitos cineastas e animadores pelo mundo. Em “Harry Potter e as relíquias da morte“, um conto de fadas é narrado usando a técnica de recortes que se tornou característica de Lotte. A animação “Persépolis“, de Marjane Satrapi, também é declaradamente inspirada no seu trabalho.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Lotte Reiniger


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Máscaras usam estampas NSFW para identificar proximidade excessiva