Ciência

Lua azul e eclipse estão entre fenômenos astronômicos importantes de 2020

por: Gabriela Glette

Nunca um final de ano foi tão esperado quanto o de 2019. Sendo assim, o ano de 2020 marca o início de uma nova década, que promete mais leveza e muita coisa boa. No entanto, apesar de eventos, como os Jogos Olímpicos do Japão, eleições no Brasil, Carnaval e inúmeras inaugurações aguardadas, este também será um ano recheado de fenômenos astronômicos importantes.

eventos astronômicos 5

Não precisamos ser astrólogos para ‘acreditar‘ em ocorrências como a superlua, eclipses e chuva de meteoros. Mesmo se você não acreditar na influência que os astros exercem sobre nossas vidas, se para ter a sorte de olhar para o céu e observar a beleza de uma lua cheia, precisa anotar estas datas e se preparar para assistir aos fenômenos astronômicos que não acontecem todos os dias.

eventos astronômicos 2

Conheça agora os 5 fenômenos astronômicos mais aguardados de 2020:

eventos astronômicos 3

1. Superlua

Não satisfeito com uma superlua, o ano de 2020 terá 3, sendo que falta menos de um mês para a primeira superlua do ano – que acontecerá no dia 9 de fevereiro. O fenômeno acontece quando o satélite natural está mais próximo da Terra e coincide com a fase da lua cheia. Em 2020, a superlua ocorre nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 7 de abril.

2. Lua Azul

Chamamos de Lua Azul quando, em um mesmo mês, acontecem duas luas cheias. Neste ano ela acontecerá em pleno dia das bruxas, no dia 31 de outubro.

3. Chuva de meteoros

Este espetáculo da natureza costuma acontecer todos os anos, quando chuvas de meteoros iluminam o céu e nos oferecem um show de fogos de artifício natural. A nossa sorte é que em 2020 este fenômeno irá acontecer várias vezes. Veja só:

  • A chuva de meteoros Líridas acontece em abril, nos dias 16, 22 e 25.
  • Já em maio, a Eta Aquáridas ocorre nos dias 6 e 7.
  • A mais bonita de todas está prevista para julho, nos dias 28 e 29. É a chuva de meteoros da Delta Aquaridas, que será visível no hemisfério sul.
  • Em outubro, a passagem do cometa Halley irá provocar uma chuva de meteoros – a a Orionidas, que acontece nos dias 21 e 22.
  • Já a chuva de meteoros Leonidas, acontece em novembro, ocorre devido à poeira do cometa Tempel-Tuttle. Dias 17 e 18.
  • E, finalmente, em dezembro acontece a chuva de meteoros mais importante do ano – a Geminídeas, nos dias 13 e 14.

4. Júpiter e Saturno visíveis

No mês de julho, os planetas Júpiter e Saturno estarão visíveis para os apaixonados por astronomia. Segundo especialistas, isto acontece porque eles estarão em oposição ao Sol, nos dias 14 e 20. No entanto, o fenômeno mais esperado é quando os dois planetas se aproximam, o que costuma acontecer a cada 20 anos. Você pode observar este aceno no dia 21 de dezembro.

5. Eclipses

Em 2020 teremos 3 eclipses importantes:

  • Lunar penumbral: no dia 5 de julho.
  • Anular do Sol: no dia 21 de julho.
  • Eclipse solar total: no dia 14 de dezembro, que poderá ser visto somente no Chile e Argentina.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O vírus hemorrágico letal que está dizimando populações de coelhos nos EUA