Ciência

Maior da história, aquecimento de oceanos equivale a 3 bilhões de bombas de Hiroshima

por: Gabriela Glette

O aquecimento global, cada vez mais acelerado, provoca inúmeras consequências. Uma delas, e também uma das mais preocupantes, é o aquecimento dos oceanos. Um recente estudo publicado na revista Advances in Atmospheric Sciences mostrou que 2019 foi o ano com maior aumento da temperatura oceânica.

Entre 1981 e 2010, a temperatura subiu cerca de 0,075º C, sendo que a energia que aqueceu nossos mares equivale ao impressionante número de 3,6 bilhões de bombas de Hiroshima.

aumento temperatura oceanos 4

Apesar do aumento parecer insignificante, a quantidade de energia necessária para que ele ocorra é de 228 sextilhões de joules – quantidade de aproximada de 3,6 bilhões de bombas nucleares, lançadas na cidade de Hiroshima em 1945.

Os dados foram fornecidos por Lijing Cheng – um dos autores do estudo e membro da Academia de Ciências Chinesa. Segundo ele. “Não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases captadores de calor para explicar este aumento”.

aumento temperatura oceanos 3

O estudo ainda revela que 90% de todo calor gerado pelos gases estufa foi parar nos oceanos. Para calcular as diferenças de temperatura, os pesquisadores mediram a temperatura dos oceanos até 2 mil metros de profundidade, fazendo simulações em estudos passados que vêm sendo feitos desde a década de 1970. Também foi necessário preencher algumas lacunas, visto que em alguns anos fenômenos como o El Niño podem aumentar a temperatura do oceano.

aumento temperatura oceanos 6

Ao comparar o aquecimento nestes períodos, a equipe verificou que o aumento da temperatura nas últimas 3 décadas foi 450% superior ao que vinha acontecendo antes. Ou seja, além dos oceanos estarem se aquecendo, o fenômeno vem acontecendo de forma cada vez mais acelerada, impactando não somente a vida marinha, como a nós mesmos.

Os furacões – cada vez mais frequentes, são um exemplo de como a alta produtividade e a irresponsabilidade humana estão transformando a natureza. Somente os furacões Harvey (2017) e Florence (2018), foram responsáveis por mais de 150 mortes e um prejuízo no valor de R$ 605,4 bilhões.

aumento temperatura oceanos 7

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Ceres, o planeta anão que é um mundo oceânico