Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O aquecimento global, cada vez mais acelerado, provoca inúmeras consequências. Uma delas, e também uma das mais preocupantes, é o aquecimento dos oceanos. Um recente estudo publicado na revista Advances in Atmospheric Sciences mostrou que 2019 foi o ano com maior aumento da temperatura oceânica.
Entre 1981 e 2010, a temperatura subiu cerca de 0,075º C, sendo que a energia que aqueceu nossos mares equivale ao impressionante número de 3,6 bilhões de bombas de Hiroshima.
Apesar do aumento parecer insignificante, a quantidade de energia necessária para que ele ocorra é de 228 sextilhões de joules – quantidade de aproximada de 3,6 bilhões de bombas nucleares, lançadas na cidade de Hiroshima em 1945.
Os dados foram fornecidos por Lijing Cheng – um dos autores do estudo e membro da Academia de Ciências Chinesa. Segundo ele. “Não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases captadores de calor para explicar este aumento”.
O estudo ainda revela que 90% de todo calor gerado pelos gases estufa foi parar nos oceanos. Para calcular as diferenças de temperatura, os pesquisadores mediram a temperatura dos oceanos até 2 mil metros de profundidade, fazendo simulações em estudos passados que vêm sendo feitos desde a década de 1970. Também foi necessário preencher algumas lacunas, visto que em alguns anos fenômenos como o El Niño podem aumentar a temperatura do oceano.
Ao comparar o aquecimento nestes períodos, a equipe verificou que o aumento da temperatura nas últimas 3 décadas foi 450% superior ao que vinha acontecendo antes. Ou seja, além dos oceanos estarem se aquecendo, o fenômeno vem acontecendo de forma cada vez mais acelerada, impactando não somente a vida marinha, como a nós mesmos.
Os furacões – cada vez mais frequentes, são um exemplo de como a alta produtividade e a irresponsabilidade humana estão transformando a natureza. Somente os furacões Harvey (2017) e Florence (2018), foram responsáveis por mais de 150 mortes e um prejuízo no valor de R$ 605,4 bilhões.
Publicidade
Uma novidade casando tecnologia com pesquisas científicas e avanços médicos passa a trazer esperanças para...
A atual pandemia nos lembra da importância de nos protegermos contra o contágio e a transmissão de qualquer doença....
O Ministério da Saúde da Mongólia confirmou, nesta terça-feira (14), a primeira morte por peste bubônica de 2020....
Desde semana passada, o tema das tempestades solares ou erupções solares têm entrado em pauta na mídia. Na semana...
Basta nos vermos diante de um gatinho ou cãozinho para nos vermos diante de um curioso, inevitável e unânime...
Para além de qualquer estudo, quem tem um animal de estimação sabe do bem que os bichos podem fazer para nós,...
A sabedoria dos animais é notória, e se mesmo nós, humanos, muitas vezes temos vontade de evitar a presença de...
Impressionantes 5 megatons, com milhares de vezes mais poder destrutivo que as bombas que explodiram sobre Hiroshima e...
Convidar alguém para caminhar junto e dividir o exercício físico com uma companhia pode não ser a melhor das ideias...