Arte

‘Marighella’ vai, finalmente, estrear no cinema

por: Yuri Ferreira

Carlos Marighella é uma das figuras mais importantes e decisivas para a história do Brasil. Seja a favor de sua luta ou seja contra, é inegável que compreender a história do deputado baiano e revolucionário é essencial para entender a política brasileira no século XX.

Há alguns anos, o sonho do diretor Wagner Moura saiu do papel e ele iniciou a produção de uma biografia do comunista brasileiro Carlos Marighella. O filme, que trata dos últimos momentos da vida do revolucionário brasileiro, já foi exibido em diversos festivais de cinema ao redor de todo o mundo e tinha a previsão de ser disponibilizado nas salas brasileiras no mês de novembro do ano passado. A Agência Nacional do Cinema (Ancine), no entanto, não permitiu a exibição do filme por questões burocráticas.

– Em meio ao debate sobre censura, filme de Marighella é exibido na Globo

O filme estrela o cantor e ator seu jorge no papel do revolucionário baiano

A O2, produtora de Fernando Meirelles e distribuidora do filme, anunciou a data de estreia do filme após longo imbróglio. A data anunciada foi o dia 14 de maio desse ano. A longa-metragem vai ser a estreia de Wagner Moura como diretor. Além disso, estão no filme Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves e Humberto Carrão.

– Estrela de ‘Marighella’, Seu Jorge’ faz sucesso com dicas de crochê em perfil do Instagram

“Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine”, afirmou a produtora em comunicado oficial divulgado recentemente.

O filme foi exibido em mais de 5 festivais internacionais e tem sofrido diversas campanhas de censura. Milhares de brasileiros abaixaram a nota do filme no IMDB e outras redes de cinema por motivações políticas, acreditando se tratar de um filme de propaganda política. A crítica, entretanto, sugere que o filme apoie a figura de Marighella de maneira crítica.

“Marighella’ segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”, confirmou a empresa.

Já viu o trailer do filme? Dá uma olhada aqui:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Disco indiano perdido há décadas conquista o algoritmo do YouTube