Inspiração

Médico faz desenhos fofinhos nos curativos sobre as cicatrizes de crianças para amenizar o pós-operatório

26 • 01 • 2020 às 23:09 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O trabalho do Dr. Robert Parry como diretor de cirurgias pediátricas no hospital infantil de Akron, no estado de Ohio, nos EUA, tecnicamente se restringe a conduzir as cirurgias nos pequenos pacientes com sucesso. O médico, porém, sabe que a saúde vai além do procedimento, e para criar um ambiente menos agressivo e mais caloroso para um momento tão difícil na vida das crianças, ele passou a transformar os curativos que coloca sobre as cicatrizes após as cirurgias em divertidos desenhos infantis.

“Apesar da caneta não ser tão poderosa quanto o bisturi, o cirurgião pediátrico Dr. Robert Parry sempre se dedica a garantir que a cicatriz não seja a única memória que as crianças irão levar de suas cirurgias”, diz um post do hospital. “Ele as surpreende com um desenho feito à mão de um personagem ou de algo que pessoalmente interesse às crianças”, diz o post. E o efeito não é somente sobre as crianças: mães e pais dos pequenos pacientes garantem que os desenhos transformam a experiência das crianças no hospital.

“Há uma quantidade incrível de estresse toda vez que uma criança está doente”, diz a mãe de uma das tantas pacientes de Parry. O médico trabalha no Akron Children’s Hospital desde 2011, e já realizou mais de 10 mil cirurgias desde então – deixando na pele das crianças a marca de um procedimento que muitas vezes lhes salvou a vida, e na memória a lembrança de uma delicadeza que também transformou para um pouco melhor um momento tão difícil.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness