Debate

Mulher amputa os pés depois de infecção causa por coletor menstrual

por: Redação Hypeness

A enfermeira Sandrine Graneau, de 36 anos, sofreu uma síndrome do choque tóxico e teve que amputar os pés e parte dos dedos. O problema foi causado por uma infecção levada por um coletor menstrual, que se espalhou pelos rins, pulmões e fígado. 

As bactérias Staphylococcus aureus – que existem naturalmente em mucosas do corpo, como a vagina – entraram na corrente sanguínea dela, o que normalmente não causa problemas sérios de saúde. Mas, quando o sistema imunológico está comprometido ou há alguma ferida na região onde tais bactérias estão, pode acontecer de elas atingirem a corrente sanguínea e desencadearem o choque séptico, como no caso de Sandrine.

Em abril do ano passado, Sandrine sentiu dores no estômago, que foram seguidas de uma queda forte de pressão. “A bactéria não é tão perigosa, mas os danos que ela causa aos órgãos, sim. A toxina se espalhou pelos meus rins, pulmões e fígado”, afirmou, em entrevista ao jornal francês Le Parisien. 

– Esta calcinha dispensa o uso de absorvente e coletor menstrual

– Coletor menstrual inteligente conecta a saúde da mulher ao smartphone

Para controlar a septicemia – como também é chamada a síndrome, os médicos tiveram que cortar os pés e dedos de Sandrine.

Cuidados: 

Sandrine disse ao jornal que não recorda quanto tempo passou com o coletor menstrual dentro do corpo, mas reclama que as instruções sobre o período de uso seguro não estavam claras na embalagem do produto.

O produto mais associado com a síndrome do choque tóxico é o absorvente do tipo tampão (ou absorventes externos). A estimativa é que 3/4 dos casos de septicemia registrados em mulheres tenham acontecido entre as que usaram este tipo de absorvente. 

– Este caso mostra quão pouco os meninos (e os homens) sabem sobre menstruação

Os coletores menstruais também seriam perigosos por facilitarem a proliferação de bactérias dentro do corpo. Por isso, é importante consultar um médico especialista para escolher o melhor tipo de proteção para o período menstrual e receber instruções de higiene. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Léo Lins xinga seguidores após vídeo preconceituoso de namorada sobre autismo