Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O governo da China anunciou o banimento de produtos plásticos descartáveis no país. Entretanto, um olhar mais atento às políticas ambientais chinesas sugere que isso está longe de ser a solução para a poluição.
De acordo com a nova lei, as mudanças serão progressivas e devem iniciar com a eliminação de caixas de isopor, cotonetes de plástico e produtos com microplásticos até o final de 2020. Nesse período, os canudos descartáveis também devem deixar de ser consumidos e as principais cidades chinesas terão que abandonar sacolas plásticas e pratos e talheres de uso único.
Essa proibição será estendida a mais áreas até 2022. Progressivamente, serviços de delivery em todo o país terão que parar de usar embalagens plásticas. O ano limite para que estes descartáveis sejam banidos do território chinês é 2025.
Foto: Jordan Beltran
Apesar de ambicioso, o plano pode não representar mudanças significativas rumo a um futuro mais verde. Isso acontece porque a lei se refere a produtos não biodegradáveis e sugere que eles devam ser substituídos por seus similares biodegradáveis ou compostáveis.
Parece uma boa ideia, mas há um porém: este tipo de plástico só se decompõe em plantas de compostagem industriais. E, até o momento, a China ainda não anunciou um esforço no sentido de aumentar sua estrutura de compostagem urbana.
Caso não haja investimento neste tipo de serviço, a poluição só mudará de nome: do plástico convencional para o compostável.
Foto: Brian Yurasits
Uma alternativa seria o uso de soluções retornáveis ao invés de produtos descartáveis (sejam eles biodegradáveis, compostáveis ou convencionais). Além disso, investir em um sistema eficiente de compostagem urbana e melhoria da reciclagem são algumas das ações necessárias para diminuir a enorme quantidade de lixo que existe hoje no país.
A reciclagem ainda é um grande problema na China: 95% de todo o lixo gerado no setor de e-commerce não é reciclado e somente um quinto de todo o plástico usado no país chega à reciclagem.
“Acreditamos que a lei transmite uma mensagem confusa ao público – de que o plástico biodegradável pode resolver o problema e você pode continuar usando plástico descartável e jogando fora“, disse o ativista Yuan Chang, do Greenpeace East Asia, ao Fast Company sobre o assunto.
Publicidade
Mais uma baleia jubarte foi encontrada encalhada nas areias de Praia Grande, no município de São Francisco do Sul, no...
Nós não temos dúvidas: o desafio do lixo é a melhor coisa que a internet já viu! Com um empurrãozinho financeiro,...
O superintendente do Ibama na Bahia, Rodrigo Santos Alves, nomeado pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles,...
O que hoje nos salva a vida pode amanhã ajudar a destruir o planeta, e a importância do despejo correto de lixo para...
A brasileira Fernanda Abra acaba de ser agraciada com o prêmio Future For Nature. A conquista reconhece a atuação da...
Uma das maiores e mais importantes empresas do ramo alimentício - Nestlé, anunciou nesta semana que pretende eliminar...
Limpar a casa de maneira ecológica pode ser mais simples do que parece... Além de muitas receitas usando vinagre e...
Já pensou se nós pudéssemos reduzir o desperdício de alimentos ao mesmo tempo em que brindamos por um mundo mais...
Calma, respira. A conhecida frase nunca significou tanto quanto no tumultuado ano de 2020. A explosão da pandemia de...