Criatividade

Os segredos da misteriosa ‘Ordem dos Estranhos Amigos’, que parece saída de um filme de Wes Anderson

por: Gabriela Glette

Das mais de 7 bilhões de pessoas que coabitam no planeta Terra, algumas gostam de fazer parte de grupos ou ordens fechadas. Esta é uma prática ancestral que já inspirou livros, filmes, séries e continua a deixar um certo ar de mistério pairando pelo ar. Uma delas é a ‘Order of the Odd Fellows’- em tradução livre ‘Ordem dos Estranhos Amigos‘, que possui características tão únicas, que parece ter saído diretamente de um filme do cineasta americano Wes Anderson.

ordem dos estranhos amigos 1

Esta fraternidade internacional existe há séculos, e durante um período da história cresceu mais do que a maçonaria. Alguns dos excêntricos mais notáveis ​​da história deste grupo são Charlie Chaplin, Charles Lindbergh, Wyatt Earp, Al Pinkerton, Winston Churchill e Franklin & Eleanor Roosevelt. Dentre todos os mistérios que rondou esta secretíssima ordem, houve um tempo em que as pessoas chegaram a acreditar que os rituais de iniciação envolviam esqueletos humanos, o que mais para frente foi provado fake news.

ordem dos estranhos amigos 2

Hoje, a origem e as práticas desta ordem já estão mais claros, através de documentos que começaram a surgir a partir do século 18. Estes registros mostraram que, essa organização tem como único objetivo a caridade e ajudar os menos favorecidos. Inclusive, um de seus símbolos mais proeminentes, conhecido como “Links Triplos”, faz alusão ao lema “Amizade, Amor e Verdade”.

ordem dos estranhos amigos 3

Em plena revolução industrial, a sociedade considerava “estranho” comprometer-se com os princípios da caridade e bem-estar comunitário. Foi então que sugeriu-se que os membros fundadores pudessem ser considerados estranhos devido ao simples fato de seguir valores nobres como fraternalismo, benevolência e caridade.

ordem dos estranhos amigos 4

No entanto, outra teoria propõe que a ordem foi formada por indivíduos que tiveram carreiras “estranhas” ou exerceram negócios incomuns, e naturalmente gravitaram entre si socialmente e profissionalmente. Sabe-se que a sociedade foi fundada como uma ordem fraterna não política e não sectária, mas ao longo do tempo questões políticas e religiosas foram dividindo este grupo, que curiosamente foi a primeira ordem fraternal que aceitou mulheres. No caso da ‘Ordem dos Estranhos Amigos’, foi Eleanor Roosevelt – primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945.

ordem dos estranhos amigos 5

Em 1922, os Oddfellows somavam mais de 2 milhões membros, superando os maçons. No entanto, logo depois veio a Grande Depressão. Hoje a instituição afirma ter cerca de 600 mil membros espalhados pelo mundo. Com filiais internacionais em 26 países, quem sabe você nunca encontra um membro desta ordem milenar em sua cidade?

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘História no Paint’: como a página ensina história por meio de memes