Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Das mais de 7 bilhões de pessoas que coabitam no planeta Terra, algumas gostam de fazer parte de grupos ou ordens fechadas. Esta é uma prática ancestral que já inspirou livros, filmes, séries e continua a deixar um certo ar de mistério pairando pelo ar. Uma delas é a ‘Order of the Odd Fellows’- em tradução livre ‘Ordem dos Estranhos Amigos‘, que possui características tão únicas, que parece ter saído diretamente de um filme do cineasta americano Wes Anderson.
Esta fraternidade internacional existe há séculos, e durante um período da história cresceu mais do que a maçonaria. Alguns dos excêntricos mais notáveis da história deste grupo são Charlie Chaplin, Charles Lindbergh, Wyatt Earp, Al Pinkerton, Winston Churchill e Franklin & Eleanor Roosevelt. Dentre todos os mistérios que rondou esta secretíssima ordem, houve um tempo em que as pessoas chegaram a acreditar que os rituais de iniciação envolviam esqueletos humanos, o que mais para frente foi provado fake news.
Hoje, a origem e as práticas desta ordem já estão mais claros, através de documentos que começaram a surgir a partir do século 18. Estes registros mostraram que, essa organização tem como único objetivo a caridade e ajudar os menos favorecidos. Inclusive, um de seus símbolos mais proeminentes, conhecido como “Links Triplos”, faz alusão ao lema “Amizade, Amor e Verdade”.
Em plena revolução industrial, a sociedade considerava “estranho” comprometer-se com os princípios da caridade e bem-estar comunitário. Foi então que sugeriu-se que os membros fundadores pudessem ser considerados estranhos devido ao simples fato de seguir valores nobres como fraternalismo, benevolência e caridade.
No entanto, outra teoria propõe que a ordem foi formada por indivíduos que tiveram carreiras “estranhas” ou exerceram negócios incomuns, e naturalmente gravitaram entre si socialmente e profissionalmente. Sabe-se que a sociedade foi fundada como uma ordem fraterna não política e não sectária, mas ao longo do tempo questões políticas e religiosas foram dividindo este grupo, que curiosamente foi a primeira ordem fraternal que aceitou mulheres. No caso da ‘Ordem dos Estranhos Amigos’, foi Eleanor Roosevelt – primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945.
Em 1922, os Oddfellows somavam mais de 2 milhões membros, superando os maçons. No entanto, logo depois veio a Grande Depressão. Hoje a instituição afirma ter cerca de 600 mil membros espalhados pelo mundo. Com filiais internacionais em 26 países, quem sabe você nunca encontra um membro desta ordem milenar em sua cidade?
Publicidade
Sem querer causar polêmica, mas a Coca-Cola vai lançar uma versão limitada do refrigerante sabor canela. A ideia é...
Escrito pelo lendário Hayao Miyazaki - considerado o Walt Disney do oriente, o filme 'Meu amigo Totoro' foi lançado...
Luke Aker é um cineasta residente na Flórida, Estados Unidos, que teve uma dificuldade igual à de muita gente:...
Existe uma máxima no mundo do empreendedorismo de que o maior divulgador do produto é o próprio empreendedor. Se ele...
Nosso game também é rock 'n' roll, baby! Então vem jogar e adivinhe quais são as bandas de rock! Participe,...
Alguém consegue imaginar outro ator interpretando Harry Potter no lugar de Daniel Radcliffe? Ou Courteney Cox...
Bibliotecas são espaços excelentes para um momento introspectivo com um café, uma boa poltrona e um livro...
Os podcasts estão ficando cada vez mais populares no Brasil. E por conta disso, um novo grupo de criadores de...
Game of Thrones está chegando ao fim e os corações dos fãs já estão apertados. Porém, apesar do clima de...