Arte

Para esperar o ‘Oscar’, Cinelist oferece mais de 160 filmes indicados ao prêmio no passado

por: Redação Hypeness

O ‘Oscar’ está se aproximando, e para a maior festa do cinema mundial não basta assistir e conhecer os vencedores – é preciso torcer, apostar em cada categoria, disputar um bolão, se emocionar, escrever um textão, se indignar.

E não só: o ‘Oscar’ traz uma história, uma tradição, um grupo seleto de filmes reconhecidos pela academia, e por isso é preciso também rever quem já foi indicado e venceu, e estabeleceu o alto nível para os premiados que virão. Além de celebrar os indicados para 2020, para se preparar para a festa vale a pena rever os filmes que já venceram ou foram indicados no passado. 

A primeira edição do ‘Oscar’ aconteceu em 1929, e desde então os laureados formam um recorte importante da história do cinema – e nada melhor do que mergulhar nessa história para se preparar para a próxima edição do prêmio, que acontecerá em fevereiro. Para isso, o Telecine preparou uma Cinelist especial com vencedores e indicados do passado – desde 1940 até 2019. 

Com tantas categorias diversas, o charme do ‘Oscar’ também está em reunir estilos de filmes totalmente variados – de ‘Os Incríveis’ ao polonês ‘Guerra Fria’, de ‘Dunkirk’ a ‘Piratas do Caribe’, de ‘Capote’ a ‘Monstros S.A.’, do brasileiro ‘Central do Brasil’ a ‘Veludo Azul’. Não há gosto ou tema que não seja contemplado pela Academia, e por isso, seja você cult ou da comédia, da animação ou do romance, dos filmes de guerra ou de super-herói, há um filme para sua preferência – o menu é imenso: basta escolher. 

E foi exatamente pra isso que o Telecine criou sua Cinelist do ‘Oscar’: como um verdadeiro cardápio cinéfilo, a lista oferece as mais saborosas opções para maratonas enquanto a cerimônia de 2020 não vem. São 162 filmes que venceram prêmios da indústria norte-americana do cinema, ou que foram indicados em alguma categoria. Assim, selecionamos 10 filmes da lista de indicados do Telecine para que a maratona do Oscar comece. 

‘O Grande Ditador’ (1940)

Mais antigo filme da lista, a genial sátira e crítica de Charles Chaplin ao horror do nazismo criou algumas das mais emblemáticas cenas da história do cinema – o ditador brincando com um mundo inflável e o discurso que encerra o filme colocam ‘O Grande Ditador’ como um dos maiores filmes de todos os tempos. Indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor ator para Charlie Chaplin, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator Coadjuvante para Jack Oakie, essa verdadeira obra-prima, pasmem, não levou nenhum prêmio no ‘Oscar’ de 1941. 

‘Blow-Up’ (1966)

Baseado em um conto de Julio Cortazar, o clássico filme de Michelangelo Antonioni conta o envolvimento de um fotógrafo com a cena de um crime, através do registro ocasional do ocorrido. O filme, no entanto, traz contornos pop e surreais, além de alguns momentos de especial sensualidade e erotismo, em um dos filmes mais bonitos e interessantes da história do cinema. Com ‘Blow-Up’, Antonioni foi indicado ao ‘Oscar’ de Melhor Diretor e também Melhor Roteiro Original. 

‘2001: Uma Odisséia no Espaço’ (1969)

Dirigido por Stanley Kubrick para se tornar o mais impactante filme de ficção científica em todos os tempos, ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’ revolucionou o cinema ao mostrar a viagem de um astronauta a Júpiter, acompanhado do computador inteligente HAL 9000, depois da descoberta de um monolito alienígena que interferiria em tudo que conhecemos sobre a evolução humana. 

Com sua narrativa não linear e indireta, o filme em verdade vai muito além dessa sinopse, tratando de temas como a existência, tecnologia, inteligência artificial, vida extraterrestre e muito mais. ‘2001’ foi indicado ao ‘Oscar’ nas categorias Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, e venceu na categoria Melhores Efeitos Especiais. 

‘Gritos e Sussurros’ (1972)

Clássico do genial diretor sueco Ingmar Bergman, ‘Gritos e Sussurros’ se passa em uma mansão no século XIX, e conta a história de quatro mulheres: duas irmãs, que cuidam de uma terceira irmã doente com a ajuda de uma empregada. Aos poucos, porém, os sonhos e as memórias das personagens começam a trazer à tona angústias, traumas e segredos do passado. O filme foi indicado ao ‘Oscar’ nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original para Bergman, além de Melhor Figurino e de vencer na categorias Melhor Fotografia. 

‘ET.: O Extraterrestre’ (1982)

Um dos mais amados e bem-sucedidos filmes de todos os tempos, ‘ET.: O Extraterrestre’ tornou-se um clássico pelas mãos de Steven Spielberg contando a história da amizade entre o pequeno Elliot e um alienígena que se encontra na Terra. Elliott, sua família e seus irmãos então ajudam o ET a voltar para seu planeta, não sem antes viverem diversas aventuras em algumas das cenas e sequências mais icônicas da história do cinema. O filme recebeu nada menos que nove indicações ao ‘Oscar’, incluindo melhor filme, vencida por ‘Gandhi’. ‘ET’ levou o prêmio nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. 

‘Central do Brasil’ (1998)

Dirigido por Walter Salles, o já clássico filme ‘Central do Brasil’ conta a história da professora aposentada Dora, que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, estação principal de trem do Rio de Janeiro – e que conhece o pequeno Josué, um menino que perdeu recentemente a mãe. Dora e Josué partem para o nordeste a fim de encontrar o pai do menino, em um dos mais tocantes e comovente filmes de nossa história. ‘Central do Brasil’ foi indicado nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro no ‘Oscar’ de 1999. 

‘Capote’ (2005)

Em uma das grandes atuações recentes do cinema, em ‘Capote’ o ator Phillip Seymour Hoffman vive o grande escritor estadunidense Truman Capote durante a escrita de sua grande obra-prima, A ‘Sangue Frio’.

O livro acontece ao redor do assassinato de uma família inteira no Kansas, nos EUA, em 1959 – e a partir de uma reportagem sobre o crime, Capote decide transformar o texto em um romance. É esse contexto que o filme retrata, no qual Hoffman dá vida a um Capote – escritor de personalidade singular, cheio de maneirismos e idiossincrasias – impecável. Por seu trabalho, o ator ganhou o ‘Oscar’ de Melhor Ator, em 2006. 

‘Infiltrado na Klan’ (2018)

Baseado em fatos reais, o filme ‘Infiltrado na Klan’ conta a incrível história de um policial negro que, no final da década de 1970 e como o nome sugere, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, maior grupo racista e terrorista dos EUA.

O trabalho do policial, junto de seu parceiro branco, o levou a prender o líder do Klan no Colorado, e o filme utiliza essa incrível história para também criticar a realidade racial dos EUA de agora, em pleno governo Trump – em um trabalho inesquecível do brilhante diretor Spike Lee. ‘Infiltrado na Klan’ foi indicado em seis categorias do ‘Oscar’, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor – vencendo somente na categoria Melhor Roteiro Adaptado. 

‘Os Incríveis 2’ (2018)

Sequência do sucesso da primeira animação, ‘Os Incríveis 2’ retorna à história da família Pêra e os super poderes de cada membro. No filme, Os Incríveis seguem tentando restaurar o prestígio dos super-heróis enquanto lutam para equilibrar a vida familiar e as dificuldades domésticas de uma família supostamente ‘normal’. Um dos desenhos animados de maior bilheteria da história, ‘Os Incríveis’ 2 foi indicado ao ‘Oscar’ de Melhor Animação. 

‘Bohemian Rhapsody’ (2018)

Para contar a história do icônico Freddie Mercury, vocalista da banda Queen e um dos maiores artistas da história do rock, ‘Bohemian Rhapsody’ pega emprestado o nome de uma das maiores criações de Freddie – a épica canção que significaria a criatividade e o gênio do cantor e compositor. Atravessando os momentos mais emblemáticos da vida e da carreira de um dos mais célebres cantores do século XX, ‘Bohemian Rhapsody’ reencarna Mercury à perfeição – sendo indicado ao ‘Oscar’ em diversas categorias, e vencendo o prêmio de Melhor Ator para Rami Malek, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. 

Esse 10 filmes são somente uma parte da grande Cinelist de indicados ao prêmio preparada pelo Telecine – enquanto a próxima cerimônia não vem. A 92ª edição do ‘Oscar’ acontecerá no próximo dia 09 de fevereiro, e tem em ‘Coringa’, ‘Era Uma Vez em Hollywood’, ‘1917’ e ‘O Irlandês’ seus principais filmes – ‘Coringa’ lidera o embate com 11 indicações. Outro destaque da premiação será o sul-coreano ‘Parasita’, de Bong Joon-ho, com seis indicações, incluindo tanto Melhor Filme Estrangeiro quanto Melhor Filme. 

Vale lembrar que o Brasil estará no prêmio: ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, está indicado na categoria de Melhor Documentário. Para  se guardar para quando o ‘Oscar’ chegar, nada melhor do que preparar as pipocas, as almofadas no sofá, e mergulhar nesse incrível repertório dourado, lembrando os indicados do passado entre suspense, lágrimas e gargalhadas. 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Parasita’ chega ao streaming e te ajudamos a ver o vencedor do ‘Oscar’ com outros olhos