Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em recente entrevista ao site El País, o pesquisador William ‘Ned’ Friedman, chefe do arboreto de Harvard, deu uma verdadeira aula sobre plantas e sua interação com o ser humano. O pesquisador atentou para os riscos do aquecimento global e a falta de tato da humanidade para se relacionar com a botânica no geral.
“Se você não consegue se preocupar com uma planta, é possível que não consiga cuidar de outro ser humano. Dizem que devemos nos preocupar com a natureza porque, se não, perderemos a capacidade de alimentar o mundo, mas não acredito que seja a principal razão”, afirmou William, que tem como foco de estudo a cooperação das plantas entre si mesmas.
– 7 fotos retratam horror de incêndios na Austrália; fumaça chega ao Brasil
William ‘Ned’ Friedman pesquisa a adaptação e cooperação entre plantas
O ano de 2019 foi importantíssimo para atentar-nos para os riscos que o planeta sofre graças às mudanças climáticas. O “dia do Fogo”, que iniciou as queimadas gravíssimas na Amazônia que chocaram o mundo, é um dos reflexos de uma humanidade incapaz de lidar com seus próprios recursos naturais, assassinando a vida em troca do lucro.
– Pesquisador diz que Amazônia pode atingir nível ‘de não retorno’ se desmatamento continuar
O avanço massivo do desmatamento ao redor do globo aumentou os efeitos do chamado efeito estufa e vemos seus efeitos de maneira cada vez mais avassaladora. O iminente desaparecimento do Polo Norte, o derretimento das geleiras e as queimadas sazonais inacreditáveis que acontecem na Austrália são pequenos indicativos de um futuro estranho para o mundo no geral.
– Mapa animado mostra como será a Terra se todo o gelo derreter
A ação humana contra a natureza é a força motriz do que estamos vendo. Mas mesmo com tudo acontecendo, a vegetação provavelmente sobreviverá.
“As plantas podem se adaptar, sim. Podem se adaptar rapidamente? Sim. Podem se adaptar à velocidade com que estamos mudando o planeta? Veremos. […] As plantas se movem, mudam, crescem e se adaptam. Entretanto, as mudanças que estamos introduzindo agora são tão rápidas que certos ecossistemas tombarão. […] Se afinal der errado, sem dúvida será nossa culpa. Não poderemos voltar. Será um novo futuro. Talvez seja sem humanos”, conclui. Confira a entrevista na íntegra no El País.
Publicidade
Os sinais e provas do aquecimento global e seus efeitos sobre o planeta são de tal forma evidentes que a vasta maioria...
É comum que crianças, principalmente nas primeiras infâncias, não gostem de pentear o cabelo. Tal comportamento no...
Se os maiores telescópios são capazes de detectar e calcular com precisão inequívoca e antecedência segura a...
Quando somos crianças, uma das primeiras coisas que aprendemos na escola são os estados físicos da água: sólido,...
Muitas oportunidades de emprego dos sonhos já foram reportadas aqui no Hypeness – e aqui vai é mais uma delas:...
Plantas podem alterar nossa consciência, auxiliar nosso sono e até servir como remédio, mas um homem decidiu...
O infectologista David Uip é o coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus do Estado de São Paulo. Ele foi...
Na 35ª semana da gravidez, faltando pouco para o parto, Rebecca Hurley publicou um vídeo no TikTok para mostrar o...
A lógica mais elementar lembra que a história que será estudada no futuro está sempre acontecendo hoje, mas foram...