Inspiração

Passar creme faz bem, mas você precisa seguir algumas regrinhas

por: Gabriela Glette

Nos últimos anos, as pessoas estão dando preferência a um visual mais natural, prevalecendo assim os cuidados com a pele, do que uma maquiagem carregada. No entanto, o que é necessário para termos uma rotina de skincare completa? Especialistas garantem que, além dos produtos certos, a ordem neste caso faz toda a diferença. Tônicos de limpeza, ácidos, máscaras, cremes óleos, hidratantes, sérum, os nomes são muitos e o risco de se perder é grande. Portanto, vamos às regrinhas?

rotina skincare 1

Cuidado com a ordem

rotina skincare 2

No caso de skincare, a máxima: ” A ordem dos fatores não altera o produto”, é falsa. Para facilitar a sua vida, lembre-se sempre de uma regra importante: comece aplicando o produto mais fino e termine sempre com o mais grosso. Segundo a dermatologista estética Shereene Idriss – certificada pelo conselho da Union Derm em Nova York: “Você sempre deve aplicar o produto do mais fino ao mais grosso, para obter o máximo de eficácia de cada um”. Ou seja, se você quiser utilizar todos os produtos de uma rotina completa, aplique o primeiro, espere secar e, progressivamente, continue aplicando até chegar no último.

Foque no objetivo

rotina skincare 3

Escolha e utilize um produto de acordo com o seu tipo de pele, mas também com o seu objetivo. Por exemplo, durante o dia dê preferência a produtos com proteção solar e que protegerão a sua pele da poluição. Já durante à noite, o foco é outro. É esta a hora de utilizar aqueles produtos mais fortes, de prevenção e que deixam a pele mais oleosa. Para a especialista, prevenção, proteção e correção são as palavras de ordem.

Compre produtos manipulados

rotina skincare 4

Sabe aqueles cremes caríssimos de marcas estrangeiras que prometem milagres? Segundo a esteticista Pamela Marshall, eles têm pouquíssima eficácia, pois são considerados cosméticos, o que significa que suas formulações não podem passar pela camada morta externa da pele, o estrato córneo. De acordo com ela: “Tendo isso em mente, ao usar produtos manipulados para a a pele, temos a capacidade de criar alterações funcionais. Se estivermos usando esses tipos de produtos, tudo o que precisamos fazer é limpar, hidratar e proteger se for de dia”.

Considerando todas estas regrinhas essenciais, veja abaixo um exemplo de rotina de skincare perfeita:

Manhã

  1. Sabonete ou gel de limpeza
  2. Mists ou águas termais
  3. Sérum
  4. Hidratante
  5. Protetor solar

Noite

  1. Sabonete ou gel de limpeza
  2. Mists ou águas termais
  3. Ácidos, tônicos ou esfoliante químico
  4. Retinol, se estiver usando (mas não na mesma noite que um ácido)
  5. Sérum
  6. Hidratante ou óleo

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha