Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com o enredo ‘A verdade vos fará livre‘, a Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, pretende retratar um Jesus Cristo que se identifica com os mais pobres, com os moradores de favelas e as vítimas de intolerância religiosa. Em entrevista ao Alma Preta, o carnavalesco responsável, Leandro Vieira, diz que a história a ser contada no sambódromo é coerente com o evangelho cristão e importante na atualidade.
Para fazer essa importante interpretação de Jesus, foi convidado o pastor, ator, poeta, teólogo e historiador Henrique Vieira. Militante dos direitos humanos e famoso por ter uma comunicação mais ‘moderna‘ em comparação com outros líderes religiosos – ele tem até música com o Emicida. A boa notícia é que o pastor da Igreja Batista do Caminho aceitou o desafio.
Henrique será Jesus no desfile da Mangueira na Sapucaí
“Eu vi na proposta da escola de samba uma conexão profunda com o evangelho. Um Jesus comprometido com a dignidade humana, acolhedor dos mais pobres e defensor da paz e da justiça. A Mangueira vai levar para a Sapucaí um Jesus mais parecido com a bíblia, que venceu o preconceito, não descartou ninguém e não comemorou a morte”, afirma.
Para o líder religioso, admirador da Mangueira desde a adolescência, há relevância em uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro abordar o personagem bíblico a partir de uma perspectiva antirracista.
Henrique ao lado de Emicida
“O racismo é uma ferida aberta na história do Brasil e impõe sofrimento e morte até os dias atuais. Diante disso, uma escola popular como a Mangueira levar uma mensagem coerente do evangelho é muito importante, principalmente porque vivemos um tempo onde as pessoas pregam um Jesus intolerante”, explica.
Vieira também acredita em uma imagem de Jesus que é bem diferente do que as igrejas e filmes pregam. Com mais de 260 mil seguidores nas redes sociais ele é conhecido também pelas publicações que relacionam a figura de Jesus Cristo a um corpo negro – o que seria coerente com local e momento de nascimento do filho de Deus.
A expectativa de Henrique Vieira é de que, apesar do campo evangélico ser majoritariamente conservador, as pessoas percebam os ensinamentos bíblicos na proposta da Mangueira.
Estas são algumas fotos do desfile da Mangueira para o Carnaval 2020. A expectativa é que a escola e o carnavalesco Leandro Vieira discutam temas sensísveis, como a violência do Estado, o genocídio da população negra, a homofobia e religião.
Publicidade
A polícia identificou pelo menos 2 mil panfletos dentro do carro de um condutor. O homem espalhou cartazes oferecendo...
Hayley McLean-Glass, de Devon, na Inglaterra, resolveu transformar o sonho do filho Noah, que tem apenas 3 anos e é...
Você já parou para pensar na quantidade valiosíssima de informações que perdemos quando jogamos revistas no lixo?...
Há poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol feminino, a seleção da Alemanha apresentou uma campanha...
Você já ouviu falar da Campanha de Desafio? Essa foi a primeira grande articulação política de um jovem socialista...
Quase sempre a vida fica mais interessante com sorvete, cerveja e uns pedaços de bolo... Pois sejamos honestos, ser...
A fixação de líderes mundiais (todos do sexo masculino) em controlar a vida das mulheres esteve, mais uma vez,...
Mulheres da Coletiva Tear & Poesia de Arte Têxtil - Preta Nativa organizaram oficinas gratuitas e online sobre...
O filho de Mauricio de Sousa, Mauro Sousa, que também é diretor da companhia do pai, comemorou seu aniversário de 33...