Inspiração

Paulo Freire: 17 livros em PDF para baixar e entender a importância do educador

por: Vitor Paiva

O ódio a um educador e pensador que lutou por toda sua vida para alfabetizar as pessoas é a medida do buraco em que fomos parar enquanto país. O pernambucano Paulo Freire, no entanto, não se tornou o brasileiro mais homenageado e respeitado no mundo por acaso: seus mais de 35 títulos de Doutor Honoris Causa em universidades de todo o planeta – tornando matéria de estudo até mesmo em Harvard – e a constatação de que sua obra, Pedagogia do Oprimido, é o terceiro título mais citado em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo dão a dimensão de como o mundo, em total contraste com o que faz o Brasil com um de seus maiores pensadores, vê o trabalho de Paulo Freire.

E, no entanto, a maioria dos que rejeitam a obra de Freire sequer conhecem ou leram seus textos – e eis a perfeita oportunidade para corrigir tal injustiça e celebrar a obra de um dos maiores pensadores da história do Brasil: 17 livros do educador estão disponíveis para download.

Freire cria que, alfabetizados ou não, os alunos carregavam à escola uma cultura tão importante quanto a do professor – e que ambos aprenderão juntos em sala de aula.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”, dizia, para lembrar que o objetivo da escola deveria ser ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transforma-lo”. O próprio contexto e a história de vida de cada aluno deveria ser utilizado como veículo para não só a aprendizado direto da leitura e da escrita, mas também para estimular um olhar crítico e livre sobre o mundo e uma relação democrática e até mesmo afetuosa entre aluno e professor. Em 2012, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

Além dos prêmios supracitados, Paulo Freire recebeu mais de 150 outros títulos honoríficos e medalhas, e ainda 5 títulos de Doutor Honoris Causa após seu falecimento, aos 75 anos, em 2 de maio de 1997.

Recentemente um seminário na Universidade de Genebra, onde Freire também lecionou, reuniu professores suíços e brasileiros para analisar sua obra – que segue aqui, disponível para que possa ser lida e só assim, de forma livre porém instruída, ser questionada, baseada na realidade, como Paulo Freire sempre ensinou.

1. A Importância do Ato de Ler

2. A Propósito de uma Administração

3. Ação Cultural para a Liberdade

4. Cartas à Guiné-Bissau

5. Educação como Prática da Liberdade

6. Educadores de Rua, uma Abordagem Crítica – Alternativas de Atendimento aos Meninos de Rua

7. Extensão ou Comunicação

8. Medo e Ousadia

9. Pedagogia da Autonomia

10. Pedagogia da Esperança

11. Pedagogia da Indignação

12. Pedagogia: Diálogo e Conflito

13. Pedagogia do Oprimido

14. Política e Educação

15. Por uma Pedagogia da Pergunta

16. Professora Sim, Tia Não

17. Carta de Paulo Freire aos professores

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Restaurante vegano oferece comida de graça para entregadores de aplicativo