Ciência

Peixe de até 7 metros é primeira espécie extinta do ano

por: Gabriela Glette

2020 mal começou e já tem um animal que entrou para a lista de extintos. Trata-se do peixe-espátula gigante chinês, um animal pré-histórico de até 7 metros de comprimento. O Psephurus gladius vivia no imenso rio Yangtzé, o terceiro mais longo do mundo, berço de mais de 400 espécies.

Considerado o ‘rei dos peixes de água doce‘, desde 2003 ele estava desaparecido, mas os cientistas ainda não tinham confirmado a hipótese alarmante: ele já não existe mais.

peixe 7 metros extinto 2

Vítima da ação incontrolável do homem, a construção de represas acabou por bloquear os hábitos migratórios do peixe. De acordo com um estudo publicado recentemente na Science of the Total Environment, a população começou a diminuir a partir da década de 1970, quando a fragmentação do habitat do peixe tornou-se ainda mais frequente.

No entanto, as coisas pioraram bastante em 1981, quando foi construída a represa Gezhouba Dam, impedindo o processo de migração natural das espécies que precisam deste deslocamento para se reproduzir e se alimentar.

peixe 7 metros extinto 1

Entre 1981 e 2003, a espécie foi vista somente 201 vezes —e 95,2% das aparições ocorreram antes de 1995, ano em que o peixe foi declarada em perigo de extinção. Para piorar ainda mais a situação, a região construiu outra represa em 2003 – a das Três Gargantas, ano em que o peixe-espátula foi visto pela última vez.

O estudo foi encabeçado pelos pesquisadores do laboratório de Conservação da Biodiversidade em Água Doce do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China, que declarou que a espécie deve ter desaparecido por completo entre 2005 e 2010.

peixe 7 metros extinto 3

O rio Yangtzé

Hoje a região do rio Yangtzé é responsável por produzir cerca de 40% do PIB da China, sustentando um terço da população do país e abrigando mais de 40 cidades em suas margens. No entanto, o desenvolvimento econômico tem seu preço, e quem perde é a natureza.

peixe 7 metros extinto 4

Conforme o estudo, o ecossistema do rio Yangtzé pode entrar em colapso a qulquer momento, sendo que o objetivo a partir de agora é otimizar os esforços de conservação desta fauna. O governo chinês proibiu a pesca comercial durante 10 anos, mas a medida parece não ter sido o suficiente para conter a depredação.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os segredos deste misterioso livro intraduzível de 600 anos