Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O uso de animais para testes é sempre uma polêmica, seja na indústria ou na pesquisa científica. Grupos veganos lutam pelo fim dos testes com crueldade animal. Membros da comunidade acadêmica defendem a utilização por serem especificamente necessários para questões de segurança, especialmente se tratando de produtos que serão aplicados em humanos posteriormente.
No entanto, um estudo da USP em parceria com a Universidade de Harvard acendeu o debate por seus métodos e objetivos, como apontado pelo site Vista-se. Cientistas causaram dor aguda por dois dias seguidos em ratos para identificar se o estresse provocado pela dor resultaria embranquecimento dos fios de cabelo.
– China anuncia fim de testes em animais na indústria cosmética
A conclusão dos cientistas foi de que sim, como quase todos nós imaginávamos, estresse deixa o cabelo branco. Mas a qual custo?
O estudo publicado na revista Nature na semana passada chocou pelos métodos. Os ratos foram submetidas a uma sensação de dor aguda durante dois dias inteiros e depois isolados. Após um mês, observaram-se o surgimento de fios brancos na pelagem dos roedores.
“Quando estamos sob estresse, é acionado o nosso sistema sintático, conhecido como ‘sistema de luta e fuga’, responsável por gerar ações como aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos ou aumentar os batimentos cardíacos quando estamos estressados”, explicou ao G1 Thiago Mattos, da USP, sobre o resultados do experimento.
– Impressora 3D que recria tecido vivo e órgãos poderia acabar com testes em animais
Ratos antes e depois de passarem pela situação de dor aguda durante dois dias ganharam pelagem branca
A dúvida se o estresse causava ou não cabelos brancos ainda não tinha sido devidamente explicada pela ciência. A tal síndrome de Maria Antonieta – assim conhecida pela lenda de que a rainha consorte francesa ficou de cabelos brancos na noite anterior à sua morte na Gilhotina – foi explicada pela pesquisa da USP/Harvard. Mas até que ponto o sofrimento dos animais valeu para chegar a essas conclusões?
“Cara, torturam os animais para constatar o óbvio. Beira o absurdo se deparar com esse tipo de experimento nos dias atuais. Eu me considero um homem amante da ciência, só que esse tipo de experimento é inaceitável para os dias de hoje. Faltou no mínimo bom senso da instituição”, disse um usuário nas redes sociais sobre a pesquisa.
– Marca tortura mulher em vitrine pra chamar a atenção pra testes em animais
E sim, vou sim ter pesadelos pensando que a pesquisa original envolvia causar tanta dor e estresse aos ratos que seus pelinhos ficaram brancos.
Eu sei, eu sei, “pelo bem da Ciência” e tal, mas essa é uma das razões pra eu não querer ser cientista de biológicas.— Adriana Rodrigues (@strixvanallen) January 27, 2020
incrível o fato de ter sujeitando ratos ao estresse se poderiam ter ido a qualquer universidade pública. https://t.co/1VOumiDmNv
— corote nunca mais (@machopaia) January 23, 2020
Mas isso já não havia sido comprovado com vitiligo por estresse?
— geouerj 2020 (@elogabriell) January 25, 2020
Publicidade
Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, o nadador Cameron van der Burgh fez um relato forte, mas que...
Fazer o bem e ajudar a quem precisa são sem dúvida premissas fundamentais para a própria vida de qualquer irmandade...
Como sabemos, o tempo passa e tudo muda. Nossos corpos mudam, nossas ideias também, e, sem dúvida, o lugar onde...
O dedo podre da privatização desenfreada quer invadir sua praia. Como se não bastasse a especulação imobiliária...
Após a demissão de uma funcionária da Aquamar, loja varejista de roupas com origem no Rio de Janeiro, uma enxurrada...
A apresentadora Maisa tem sido cada vez mais uma fada sensata: logo na estreia de seu programa no SBT, debateu bullying...
"Nunca pergunte a uma empresa o que ela fazia entre 1939 e 1945" é o que diz uma piada recorrente na internet. E...
Em meio aos 12 mil mortos por coronavírus e uma recessão econômica prevista de 7% para o ano de 2020, a pior da...
Causou espanto e críticas intensas um comentário antissemita emitido pelo jornalista e comentarista José Carlos...