Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em ‘zona habitável’ é 50% mais frio

por: Redação Hypeness

Enquanto, por um lado, a pouca sensatez que resta à humanidade procura lutar contra a destruição do nosso planeta, por outro muitas agências espaciais seguem procurando outros planetas potencialmente habitáveis – e a NASA, agência espacial do governo dos EUA, acaba de anunciar o mais novo candidato descoberto. Trata-se do TOI 700 d, um planeta localizado a 100 anos luz da Terra – “apenas” algo em torno de 950 trilhões de quilômetros – que, por sua distância intermediária de sua estrela, localiza-se em uma chamada “zona habitável”.

As características do TOI 700 d assemelha-se suficientemente à Terra em dimensão, temperatura e até em uma possível presença de água. O planeta é cerca de 20% maior do que o nosso, e recebe 86% da luz de sua estrela em comparação ao que recebemos do sol. Sua estrela, porém, é 40% menor que o sol e mais fria, e uma de suas faces está sempre virada para a estrela. A órbita ao redor da estrela – o equivalente ao nosso ano ao redor do sol – leva 37 dias. Mas é justamente a distância mediana de sua estrela que sugere a possibilidade da presença de água em forma líquida no TOI 700 d.

Representação do satélite TESS

O planeta foi descoberto pelo satélite TESS, lançado pela NASA em 2018. Não se trata do primeiro corpo celeste descoberto em uma Zona Habitável, mas sim o primeiro descoberto pelo satélite, desenvolvido e lançado especialmente para a tarefa de encontrar planetas dão tamanho da Terra orbitando próximo a estrelas. Outros planetas estão próximos do TOI 700 d – batizados de TOI 700 b e TOI 700 c-  mas nenhum outro em uma Zona Habitável. A descoberta foi também confirmada pelo satélite Spitzer.

Os três planetas descobertos ao redor de uma estrela – a zona verde é habitável, nem perto (e quente) demais no planeta, nem longe (e frio) demais