Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto, por um lado, a pouca sensatez que resta à humanidade procura lutar contra a destruição do nosso planeta, por outro muitas agências espaciais seguem procurando outros planetas potencialmente habitáveis – e a NASA, agência espacial do governo dos EUA, acaba de anunciar o mais novo candidato descoberto. Trata-se do TOI 700 d, um planeta localizado a 100 anos luz da Terra – “apenas” algo em torno de 950 trilhões de quilômetros – que, por sua distância intermediária de sua estrela, localiza-se em uma chamada “zona habitável”.
As características do TOI 700 d assemelha-se suficientemente à Terra em dimensão, temperatura e até em uma possível presença de água. O planeta é cerca de 20% maior do que o nosso, e recebe 86% da luz de sua estrela em comparação ao que recebemos do sol. Sua estrela, porém, é 40% menor que o sol e mais fria, e uma de suas faces está sempre virada para a estrela. A órbita ao redor da estrela – o equivalente ao nosso ano ao redor do sol – leva 37 dias. Mas é justamente a distância mediana de sua estrela que sugere a possibilidade da presença de água em forma líquida no TOI 700 d.
Representação do satélite TESS
O planeta foi descoberto pelo satélite TESS, lançado pela NASA em 2018. Não se trata do primeiro corpo celeste descoberto em uma Zona Habitável, mas sim o primeiro descoberto pelo satélite, desenvolvido e lançado especialmente para a tarefa de encontrar planetas dão tamanho da Terra orbitando próximo a estrelas. Outros planetas estão próximos do TOI 700 d – batizados de TOI 700 b e TOI 700 c- mas nenhum outro em uma Zona Habitável. A descoberta foi também confirmada pelo satélite Spitzer.
Os três planetas descobertos ao redor de uma estrela – a zona verde é habitável, nem perto (e quente) demais no planeta, nem longe (e frio) demais
Publicidade
O avião em que a cantora Miley Cyrus teve de fazer um pouso de emergência em Ciudad del Este, no Paraguai, após...
Na última semana, dois oficiais de inteligência do Pentágono foram ao Congresso dos EUA para comentar os relatórios...
A força da mordida de um animal nem sempre é essencialmente dependente dos dentes. É claro que a quantidade e o...
Pesquisadores descobriram que o cérebro dos canhotos não funciona da mesma forma que o dos destros. Entre os achados,...
Começou com casos isolados de pessoas pedindo autorização para usar a maconha medicinal, evoluiu para projetos na...
Uma misteriosa discrepância descoberta entre as informações levantadas pelo telescópio Hubble sugere a existência...
Quatro dos 11 astronautas da Nasa que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), parte da missão Crew-1,...
Em 2012, a NASA descobriu uma grande falha na geleira de Pine Island, na Antártida. Estudos recentes mostram que o...
Dos memes em notas de R$ 200 até dancinhas rebolantes. O vira-lata caramelo se tornou símbolo do Brasil, uma...