Inovação

Projeto aposta na autoavaliação de famílias para combater à pobreza

por: Redação Hypeness

O Banco da Família selecionou 300 famílias para um projeto inovador. Elas irão usar uma metodologia do chamado Semáforo de Eliminação da Pobreza, que aposta na autoavaliação da situação financeira de cada grupo familiar como uma ferramenta de combate à pobreza.

A novidade faz parte de uma parceria realizada com a Fundación Paraguaya que desenvolveu a metodologia, já implementada em mais de 20 países, como México, Chile, Estados Unidos e Reino Unido. O Semáforo permite que as famílias façam uma autoavaliação sobre diversos aspectos relacionados à sua qualidade de vida.

Equipe da Fundación Paraguaya deu treinamento a funcionários do Banco da Família

São 50 indicadores diferentes que buscam entender como as reais necessidades destas pessoas vêm sendo atendidas. A mensuração é realizada com a ajuda de um aplicativo celular ou pelo computador. Ao final, é criado um mapa visual em que as cores amarelo e vermelho indicam os pontos que mais precisam de atenção.

A partir deste diagnóstico inicial, as famílias contam com apoio para a definição de planos visando resolver os problemas mais graves encontrados. Os agentes de crédito do Banco da Família, treinados pela Fundación, auxiliam as pessoas no diagnóstico e na definição de estratégias para melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas e, através da concesão de crédito, permitem que essas pessoas realizem seus objetivos mais urgentes.

Metodologia já foi validada em países da África, Ásia e América Latina

O Banco da Família trabalha com microfinanças na região Sul do Brasil. Há 21 anos, a instituição concede microcrédito a famílias de baixa renda e/ou desbancarizadas que, com um pequeno aporte, são capazes de melhorar a sua condição de vida.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pele vegetal de cacto e algodão é alternativa sustentável ao couro