Arte

Radiohead passa a oferecer todo seu acervo em biblioteca pública digital própria

Vitor Paiva - 20/01/2020

A mais importante banda em atividade do mundo finalmente decidiu apontar para o futuro não só em seu som, mas com sua própria história – com seu passado, seu arquivo, sua memória. Depois de décadas de pouco interesse pela internet como um meio de disseminar seu conteúdo, o Radiohead finalmente anunciou sua própria biblioteca digital, repleta de todo tipo de informação, material e conteúdo relacionado a banda, desde seu início e até hoje.

O comunicado veio pelo Twitter da banda, e mostra como era a relação do Radiohead e seu site com o público, e como agora decidiram alterar radicalmente essa realidade.

“O radiohead.com sempre foi irritantemente pouco informativo e imprevisível”, diz o tweet. “Agora, de forma previsível, nós tornamos um site incrivelmente informativo”. O nome não poderia ser mais direto e conclusivo: Radiohead Public Library, ou Biblioteca Pública do Radiohead. A biblioteca da banda irá oferecer um cartão gratuito para download com número, QR Code, e mais – permitindo ao usuário acessar a um imenso acervo de clipes, vídeos ao vivo, músicas, discos, coletâneas, materiais inéditos e ainda produtos exclusivos da loja da banda.

“O cartão da biblioteca existe para você fazer download e guardar, mas não armazenaremos nenhuma informação sua”, garante o comunicado.

Há, no acervo, materiais ligados até mesmo ao Brasil, como o show da banda em São Paulo, em 2009, e até mesmo o raríssimo show realizado pela banda em 1997, no qual a banda tocou o disco ‘OK Computer’ na íntegra. A novidade confirma o que o Radiohead já havia começado cerca de um mês atrás, quando a banda disponibilizou toda sua discografia em seu canal no Youtube. Agora, com o anúncio de sua Biblioteca Pública, finalmente tudo está no lugar certo.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba mais sobre “Dom”, série policial da Amazon Prime e uma das apostas nacionais da plataforma