Empreendedorismo

RJ? Biscoito Globo e Mate têm origens bem distantes da alma carioca

por: Redação Hypeness

Se você visitou as praias do Rio de Janeiro e não provou a iguaria que é o combo Biscoito Globo, conhecido como biscoito de polvilho, e chá erva-mate bem gelado, você não visitou as praias do Rio de Janeiro direito. Visite de novo e garanta a experiência completa! 

Todos concordam que o consumo dos os dois produtos formam uma experiência carioca completa, mas a origem deles não está no estado do RJ. O Biscoito Globo, por exemplo, é “paulista da gema”. O quitute foi criado em 1953 em uma padaria no bairro do Ipiranga, em São Paulo, pelo imigrante espanhol Milton Ponce, um dos responsáveis pela receita. 

Depois de levar o biscoito para o Rio de janeiro e vender em eventos religiosos, Ponce percebeu que os cariocas tinham paladas para a sua receita e decidiu levar a produção para a capital fluminense. Ele abriu uma fábrica no bairro de Botafogo e mudou o nome do até então “Biscoitos Felipe” para “Biscoito Globo”. 

– Conheça a carioca que quer revolucionar a praia com o “Uber das areias”

Por ser um produto leve e saudável (a receita só leva polvilho, gordura, leite e ovos), o biscoito passou a ser comercializado na praias cariocas, para além de padarias e supermercados. E, na época, não tinha concorrência nas areias, o que fez Ponce dominar o mercado. 

A história de Ponce está sendo contada na biografia ″Ó, o Globo! – A história de um biscoito”, da autora Ana Beatriz Manier. A revelação de que o biscoito é paulista é um dos destaques do livro. Também pudera. Quer dizer então que, antigamente, o paulista preferia dizer “biscoito” ao invés de “bolacha”? 

– Rio de Janeiro inaugura maior roda gigante da América Latina; veja fotos

Isso despertou a curiosidade sobre a origem do chá mate gelado, que acompanha o Biscoito Globo nas praias cariocas: ele é feito da árvore de erva-mate, originária da região subtropical da América do Sul. A marca Leão, mais famosa no Rio, foi fundada em 1901 no Paraná. Batizada primeiramente de Leão Junior, ela passou a ser chamada de Mate Leão e, em 2007, foi comprada pela Coca-Cola Brasil.

Alguma descendência carioca nessa história? Pois é! Nenhuma, a não ser que o período dos anos 80 seja considerado, quando, para adequar às necessidades do público praiano, a companhia lançou Matte Leão em copos selados, chás prontos para beber. 

– Os melhores ambulantes do Rio ou 9 motivos para ir além do mate e biscoito globo

Apesar dos esforços, são os galões de mate que reinam nas praias do Rio. Ambulantes enfrentam o sol forte com galões de 50 litros, aos gritos “Olha o mate, geladinho”. Eles já incluem o Biscoito Globo nas suas vendas para agradar a clientela. Afinal, a dupla é praticamente o arroz e feijão, só que dá praia!

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Unlock CCXP’ debate oportunidades de investimento para aquecer mercado