Arte

RuPaul já foi vocalista de banda punk e se inspirava no Blondie

por: Yuri Ferreira

Todo mundo que conhece um pouquinho sobre os mundos das drags conhece o ícone que é RuPaul. Dono do reality show ‘Ru Paul’s Drag Race’, cantor e produtor, ele é um dos maiores líderes do movimento LGBT do entretenimento nos EUA e no mundo. Entretanto, não foi no mundo da televisão que ele começou sua carreira de artista.

Nos anos 80, RuPaul fazia parte da banda Wee Wee Poles. Com um visual de glam que lembrava o glam rock dos New York Dolls, a banda dele tinha um som parecido com o proto-punk de Television, Velvet Underground e diversas outras bandas underground dos anos 70. Em Atlanta, RuPaul estudava artes cênicas e, pelos registros da época, já se percebia o caráter performático de suas apresentações.

 Endemol confirma que o programa RuPaul Drag Race ganhará versão brasileira

RuPaul no início dos anos 80, se apresentando com a banda Wee Wee Pole

 “Eu me inspirava em grupos como o The B-52’s, Wendy O. Williams (vocalista do Plasmatics) e, é claro, o Blondie”, relatou a maior drag do mundo em dos episódios de seu concurso de drags na televisão americana.

A trajetória de RuPaul está muito conectada com a banda. Era com ela que ele se apresentava no clube Celebrity, um dos principais pontos LGBT de Atlanta, onde a sua fama como drag queen aumentou. O sucesso do clube e das produções audiovisuais (low-budget) dos EUA. Por coincidência ou não, sua primeira aparição a nível nacional foi no clipe de Love Shack, do B-52’s, banda que servia de inspiração para a maior drag do mundo há quase 40 anos.

– Estrelas de RuPaul’s Drag Race viram bonecas em coleção maravilhosa da Funko

Do underground à fama, Ru Paul hoje é uma das maiores personalidades de Hollywood

– RuPaul será a primeira drag queen a ser homenageada com uma estrela na calçada da fama

Confira os vídeos de Ru Paul fazendo um bom som com os Wee Wee Pole em Atlanta, nos anos 80:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Música em Casa’: festival reúne dezenas de artistas virtualmente