Inspiração

Saiba mais sobre a vida do pernambucano nota mil na redação do Enem

por: Gabriela Glette

Com notas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (17), mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do Enem 2019, dos quais apenas 53 conquistaram a nota máxima na redação. Um destes 53 estudantes foi o pernambucano Thiago Nakazone, de 18 anos. Com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, o ex aluno do Colégio Boa Viagem (CBV) denunciou a elitização do cinema no país.

nota mil redação enem 1

“Argumentei que os ingressos são caros e que a maioria das salas de cinema está nos centros urbanos”. Com citações de Aristóteles e referências ao Cinema marginal, um movimento cinematográfico brasileiro que se propagou pelo país entre meados de 1968 e 1973, o estudante mostrou que cultura e atualidades são a chave de uma redação bem estruturada e com argumentos ricos.

nota mil redação enem 2

Aluno de um colégio particular no Recife, Thiago quer cursar arquitetura e costumava fazer 2 redações por mês. Segundo sua professora de redação no cursinho – Fernanda Bérgamo: “A nota mil para um candidato de 18 anos, que conseguiu esse resultado ainda no terceiro ano do ensino médio, mostra que a dedicação leva ao êxito. O que sempre chamava a minha atenção era que, nas aulas, ele sempre corrigia na redação seguinte as falhas que havia cometido na anterior.”

nota mil redação enem 3

Aguardando pelo resultado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nota mil na redação pode ajudar a consquistar a tão sonhada vaga. Fã de cinema e livros de suspense o estudante exemplar deixa uma dica para quem pretende fazer o próximo Enem: “Eu sempre procurava me manter informado e costumo assistir muitos filmes. Desta forma, pude articular bem os assuntos, que é uma das coisas mais importantes da prova.”

nota mil redação enem 4

A importância do Enem

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários, isto sem contar que hoje diversas universidades internacionais aceitam a nota do exame no sistema de seleção.

Um bom exeplo é Portugal, país que vem facilitando emissões de títulos de residência para brasileiros nos últimos anos. Para ter acesso ao ensino superior em Portugal, é necessário obter qualificação de 500 a 600 pontos no Enem.

Publicidade

Fotos 1, 2 e 3: arquivo pessoal

Foto 4: Brenda Alcântara - JC Imagem


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para ajudar pessoas com Aids, comissários da Varig traficavam remédios nos anos 1980