Arte

Sambista lança livro sobre presença africana no bairro paulistano da Casa Verde

por: Gabriela Glette

Cosmopolita, a cidade de São Paulo é multicultural e berço de mais de 70 nacionalidades. Para comemorar esta característica que apaixona até os mais dispersos, o sambista e sociólogo Tadeu Kaçula está lançando um livro do qual reúne histórias do bairro da Casa Verde, na zona norte da cidade, tido como o bairro mais negro da capital paulista. ‘Casa Verde: Uma Pequena África Paulistana’ é resultado de um intenso trabalho investigativo que durou seis anos.

Casa Verde- Uma Pequena África Paulistana 1

Durante os três primeiros anos, o escritor se dedicou à pesquisa e escrita, sendo que os três seguintes foram para revisar e concretizar este projeto incrível. Lançadon pela editora LiberArs, as páginas de seu livro representam uma das mais belas homenagens que alguém já fez pela cidade de São Paulo.

livro da casa verde 3

Além das pesquisas oficiais feitas em acervos e bibliotecas, o livro de Kaçula apresenta uma série de perfis biográficos, como por exemplo o do atleta campeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva; o jogador de futebol Serginho Chulapa; Seu Carlão da Peruche, Dionísio Barbosa; o jornalista Evaristo de Carvalho; Hélio Bagunça, fundador da escola de samba Tom Maior; e Idval e Zelão os dois maiores campeões de samba de enredo do Carnaval paulistano.

livro da casa verde 4

Através de seus estudos como sociólogo, Tadeu Kaçula também discute sobre os territórios negros na cidade de São Paulo, assim como os apagamentos sofridos ao longo de décadas em decorrência da especulação imobiliária ou pela política eugenista do Estado. Este importante repertório não poderia ser lançado em período mais pertinente. Em tempos de violência, saber de nossas origens se faz mais do que necessário. O lançamento do ‘Casa Verde: Uma Pequena África Paulistana’ será no dia 26 de janeiro, a partir das 14h, no Espaço Cruz da Esperança, na rua Marambaia, 802, no bairro da Casa Verde.

livro da casa verde 1

Publicidade

Fotos: foto 1: Juca Guimarães/Reprodução/foto 2: Marcelo Pimenta/Reprodução/fotos 3 e 4: Divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Bacurau’ e ‘Parasita’ se encontram na luta de classes e no espírito de resistência