Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cosmopolita, a cidade de São Paulo é multicultural e berço de mais de 70 nacionalidades. Para comemorar esta característica que apaixona até os mais dispersos, o sambista e sociólogo Tadeu Kaçula está lançando um livro do qual reúne histórias do bairro da Casa Verde, na zona norte da cidade, tido como o bairro mais negro da capital paulista. ‘Casa Verde: Uma Pequena África Paulistana’ é resultado de um intenso trabalho investigativo que durou seis anos.
Durante os três primeiros anos, o escritor se dedicou à pesquisa e escrita, sendo que os três seguintes foram para revisar e concretizar este projeto incrível. Lançadon pela editora LiberArs, as páginas de seu livro representam uma das mais belas homenagens que alguém já fez pela cidade de São Paulo.
Além das pesquisas oficiais feitas em acervos e bibliotecas, o livro de Kaçula apresenta uma série de perfis biográficos, como por exemplo o do atleta campeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva; o jogador de futebol Serginho Chulapa; Seu Carlão da Peruche, Dionísio Barbosa; o jornalista Evaristo de Carvalho; Hélio Bagunça, fundador da escola de samba Tom Maior; e Idval e Zelão os dois maiores campeões de samba de enredo do Carnaval paulistano.
Através de seus estudos como sociólogo, Tadeu Kaçula também discute sobre os territórios negros na cidade de São Paulo, assim como os apagamentos sofridos ao longo de décadas em decorrência da especulação imobiliária ou pela política eugenista do Estado. Este importante repertório não poderia ser lançado em período mais pertinente. Em tempos de violência, saber de nossas origens se faz mais do que necessário. O lançamento do ‘Casa Verde: Uma Pequena África Paulistana’ será no dia 26 de janeiro, a partir das 14h, no Espaço Cruz da Esperança, na rua Marambaia, 802, no bairro da Casa Verde.
Publicidade
A artista Andréa Tolaini, de 32 anos, faz parte do time que resolveu deixar o emprego estável para ir atrás da sua...
É ilustrador em Roma, capital italiana, e seu trabalho como grafiteiro tem chamado atenção por onde passa. Agostino...
A relação entre o ser humano e os animais sempre deu origem a histórias bonitas. Essa é mais uma: o fotógrafo...
Vince Gilligan, criador de Breaking Bad está preparando um filme inspirado na série. A informação foi publicada...
Já imaginou conhecer uma plantação de cannabis no Colorado? No Ganja Talks, festival que acontece este final de...
A MTV vai fazer um festival de lives no dia de hoje. Com Emicida, Gilberto Gil e Manu Gavassi, o 'MTV Especial...
Pra quem é realmente um fã inveterado de Game Of Thrones, e sonha em se aproximar de tudo que diz respeito à série,...
Depois dos anos 1970, chegou a vez dos anos 1990. Não, nós não estamos doidos ou atrasados. Estamos no tempo certo...
Quando a inspiração vem, não importa o suporte, a tela, a tinta, o tamanho ou o lugar: o que importa é criar. É...