Sessão Hype

Selecionamos 10 dos 15 curtas indicados para você assistir antes do ‘Oscar’

por: Vitor Paiva

A temporada do Oscar é também época de longas maratonas, para colocar os indicados em dia e assistir ao máximo das 53 produções indicadas nas mais variadas categorias para a próxima edição da premiação. E se os filmes indicados nas categorias ditas principais estão em sua vasta maioria nos cinemas ou acessíveis em serviços de streaming para serem maratonados, os filmes de curta-metragem indicados ao Oscar também estão disponíveis na rede, para serem assistidos até o dia 09 de fevereiro chegar.

Frame do curta “Memorable”

Presentes nas categorias Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação em Curta-Metragem, e Melhor Documentário em Curta-Metragem, 10 dos 15 curtas indicados estão disponíveis online.

Cena do curta “The Neighbors’ Window”

Ainda não estão disponíveis a animação “Dcera”, os docs “Learning to Skateboard (If You’re a Girl)” e “St. Louis Superman”, além dos curtas de ficção “A Sister” e “Saria” – o restante dos indicados nas categorias de curta-metragem seguem abaixo.

Cena do curta “Walk, Run, Cha-cha”

• Categoria Melhor Curta-Metragem

Nefta Football Club

Produção francesa dirigida por Yves Piat, o filme com pouco menos de 17 minutos conta a história de dois irmãos menores de idade na fronteira entre a Argélia e a Tunísia que encontram, voltando de uma partida de futebol com amigos, uma mula com um headphone e um misterioso e perigoso carregamento.

Brotherhood

Com 25 minutos de duração, o curta dirigido pela canadense Meryam Joobeur conta a história da tensa relação entre pai e filho depois que o filho volta para casa com uma nova mulher. “Brotherhood” já passou pelos festivais de Toronto e Sundance antes de chegar ao Oscar.

The Neighbors’ Window

Um casal certa noite descobre e observa outro casal vizinho transando diante de sua janela – e sua rotina não é mais a mesma. Essa é a premissa de “The Neighbors’ Window”, filme do estadunidense Marshall Curry. Essa é a quarta indicação de Curry ao prêmio.

• Categoria Melhor Animação em Curta-Metragem

Kitbull

Ao longo de seus 9 minutos de duração, a animação “Kitbull” conta a improvável e tocante história de amizade entre um gato (Kit) e um cachorro (Bull) para superarem uma situação adversa na qual os dois se envolvem em um lixão. Trata-se da terceira produção da Pixar Sparkshorts, divisão online para curtas da gigante Pixar.

Sister

Debatendo com sensibilidade e contundência a Lei do Filho Único que rege as famílias no país, a produção chinesa “Sister” se inspira na infância da animadora Siqi Song. Para questionar a lei, a animadora recorda sua relação com sua irmã mais nova.

Memorable

Dirigida por Bruno Collet, a produção francesa “Memorable” retrata um velho pintor lutando contra a demência ao lado de sua esposa, enquanto a doença altera sua rotina. O filme foi lançado no Vimeo, mas somente em francês e sem legenda.

Hair Love

Produção da Sony Pictures Animation, o filme “Hair Love” originalmente foi pensado como campanha publicitária para a Dove – contando a história de uma jovem à procura do penteado perfeito junto de seu pai. Dirigido por Matthew A. Cherry, o filme levanta a questão da diversidade no universo da beleza.

• Categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem

Walk, Run, Cha-cha

Dirigido por Laura Nix e produzido pelo New York Times, “Walk, Run, Cha-cha” mostra um casal vietnamita que trabalha seus traumas de infância dos períodos de guerra no país na pista de dança. 0s 20 minutos do filme mostram o caminho do período de conflito até o casal passa a ser celebrado como dançarino no sudeste da Califórnia.

Life Overtakes Me

Documentários sobre saúde são recorrentes no Oscar, e o desse ano é “Life Overtakes Me”. Produção entre Suécia e EUA, o filme de 39 minutos é dirigido pela dupla John Haptas e Kristine Samuelson,  e conta a história de crianças refugiadas que adquirem uma síndrome que pode deixa-las em coma por conta de traumas. O doc está disponível no Netflix.

In The Absence

Produção sul-coreana dirigida por Seung-jun Yi, “In The Absence” conta sobre o naufrágio de uma balsa no país, que acabou por tirar centenas de vidas no acidente por conta de falta de uma resposta eficaz e rápida na hora do socorro. Cheio de imagens fortes em seus 30 minutos, o documentário foi lançado no Festival de Nova York.

Publicidade

© fotos: reprodução/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Muito além de ‘Parasita’: 6 filmes para entender o cinema da Coreia do Sul