Debate

Sem indicações para atores ou atrizes negras, BAFTA anuncia que irá rever método de seleção

por: Vitor Paiva

A desigualdade racial se apresenta em mil formas e forças dentro da sociedade: ora diretamente, ora sutilmente, mas sempre deixando evidente a diferença da experiência negra, latina ou de outras minorias nas mais diversas estancias sociais.

Depois que o ‘Oscar’ enfrentou uma série de protestos e boicotes por conta da ausência quase total de indicados negros em suas categorias principais, esse ano é a vez do BAFTA, prêmio máximo da indústria cinematográfica britânica – que anunciou sua lista de indicados para 2020 sem nenhuma atriz ou ator negro, latino ou asiático entre os concorrentes.

A reação na internet foi intensa e imediata, e como se não bastasse, entre os indicados para a categoria de direção a lista traz somente diretores homens. A resposta do BAFTA também foi rápida: Marc Samuelson, presidente do comitê, afirmou que a ausência de variedade racial e de gênero nas categorias incomoda a Academia Britânica das Artes Televisivas e Cinematográficas, e que para a edição do ano que vem do prêmio, o processo interno de eleição dos candidatos será reformulado.

O ator John Boyega, vencedor do prêmio em 2016

A ausência de nomes como o da atriz Lupita Nyong’o, elogiada por seu trabalho em ‘Nós’, assim como de Jennifer Lopez e de Eddie Murphy por sua atuação no filme ‘Meu Nome é Dolemite’ também foi apontada nas redes sociais.

A atriz Lupita Nyong’o em Nós

A seleção acontece através de votações, que contam com membros da academia britânica, assim como com júris especiais selecionados – para as categorias de atuação, 6500 pessoas participam da votação. O comitê não informou quais serão as alterações no processo nem de que forma essa reformulação se dará.

Eddie Murphy no filme Meu Nome é Dolemite

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Goleiro Jean acusa imprensa e ex-mulher revela novas fotos de agressão