Viagem

SP deixa Rio para trás como destino mais procurado no Carnaval e cariocas listam crises

por: Redação Hypeness

Parece que o jogo virou: a cidade de São Paulo passou a cidade do Rio de Janeiro como destino mais procurado por turistas no Carnaval 2020. Os dados são do site Decolar, que considera apenas as vendas de produtos de turismo com 80 dias de antecedência, por meio da própria plataforma. 

Este é o segundo ano consecutivo em que a capital fluminense fica na vice-liderança. No Carnaval 2019, a eleita pelos turistas do site foi Salvador.

A plataforma avalia que a terra da garoa e o Rio ocupam o topo do ranking porque concentram os desfiles das maiores escolas de sambas e dos principais blocos. Já Salvador, com seus tradicionais trios elétricos, caiu este ano para a terceira posição.

Em entrevista para O Globo, o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis São Paulo (ABIH-SP) explicou o que mais atrai no Carnaval de São Paulo. 

“As pessoas têm procurado São Paulo porque, além de vários blocos, há boas opções de gastronomia e compras. O resultado é muito positivo. Há 20 anos, não tínhamos nem 5% de ocupação hoteleira no carnaval, prevendo 60% dos quartos ocupados nos dias de folia deste ano”

A expectativa neste ano é de 15 milhões de foliões nas ruas de São Paulo. Ainda bem que são mais 800 desfiles de blocos para dividir essa galera toda. Já no Rio, apesar do segundo lugar na pesquisa, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, afirma estar satisfeito com os números do turismo no Rio. “A um mês da festa, temos grande parte dos hotéis com ocupação de 100%. Vamos bater o maior público do carnaval”, disse Alves ao Globo.

Riotur se diz satisfeita com os números para o Carnaval

O que Alves esqueceu de considerar são os problemas sociais e estruturais, citados inclusive por moradores da cidade, que podem estar influenciando a queda da cidade na preferência dos turistas:

– Violência 

São Paulo é uma cidade muito violenta, no entanto, os níveis no Rio de Janeiro impressionam. O crescimento da milícia e o aumento das mortes em comunidades preocupam, sobretudo por ceifar a vida de jovens negros. O Ministério Público ressaltou que violência policial não diminui ocorrência de crimes na cidade.

–  Cenário político

A prisão do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), em 28 de novembro de 2018 revelou um fato trsite, mas esperado: todos os governadores do Rio de Janeiro desde 1998 estão ou foram detidos.

– Crise hídrica

A crise hídrica que vive o Rio de Janeiro se dá pela contaminação da Estação de Tratamento de Guandu com geosmina – substância orgânica formada por algas. O problema está longe do fim. Segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a tendência é que crises hídricas aumentem no Rio de Janeiro. Fica difícil se hidratar no Carnaval quando simplesmente não se encontra água mineral nos supermercados.

– Crise na saúde 

O Rio de Janeiro está, junto com Espírito Santo e os estados do Nordeste, entre as regiões a serem mais afetadas pelo vírus da dengue em 2020, segundo o coordenador-geral de vigilância em arbovirose do Ministério da Saúde Rodrigo Said.

Trocando e miúdos, a pesquisa que aponta São Paulo como destino mais procurado pelo Carnaval pode até ser celebrada, mas é grande o lamento pela situação complexa que atravess o Rio de Janeiro. Que as coisas possam melhorar para um povo que sabe brincar o Carnaval como ninugém.

Publicidade

Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fake news: Bill Gates não comprou primeiro iate movido a hidrogênio do mundo – e o barco ainda é só um projeto