Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 2014, uma série de mudanças na administração e nas próprias fontes de águas da cidade de Flint, no estado do Michigan, nos EUA, alterou a qualidade, o odor, o sabor e até mesmo a cor da água que era consumida e utilizada por seus moradores. Testes realizados à época confirmaram a contaminação, revelando que a água continha quantidades perigosíssimas de chumbo e outras bactérias, e os cidadãos rapidamente começaram a apresentar problemas graves de saúde – qualquer semelhança com, por exemplo, o Rio de Janeiro atual não é mera coincidência. Agora finalmente a Suprema Corte dos EUA autorizou que os moradores de Flint entrem na justiça contra a administração municipal e o governo.
Amostra de água colhida em Flint
A corte rejeitou dois apelos feitos pelas autoridades contra processos movidos por cidadãos, permitindo enfim que o caso caminhe e vá a julgamento. Autoridades locais apelaram originalmente para imunidade, mas a corte não aceitou a alegação, dizendo que o ocorrido viola o direito dos moradores de Flint à sua “integridade física”, de acordo com a constituição dos EUA.
Torneira em hospital da cidade de Michigan
O incidente com a água na região afeta cerca de 25 mil pessoas, e diversos processos já haviam sido iniciados contra o município – trata-se de um tipo de incidente terrivelmente comum nos EUA e no mundo: basta rever o filme “Erin Brockovich”, no qual Julia Roberts vive a advogada que batiza o filme, para notar a dimensão desse tipo de problema somente no país.
População limpando alimentos com água mineral engarrafada na cidade
O caso finalmente aceito pelo Supremo foi iniciado em 2016 por duas residentes de Flint, que afirmam que elas e seu filho foram expostos a elevados níveis de chumbo através da água. Atualmente as autoridades do governo afirmam que a água de Flint está novamente segura, inclusive para ser ingerida, mas boa parte da população segue consumindo água mineral engarrafada. A situação no Rio de Janeiro, onde a água também apresenta alterações no odor, no sabor e na qualidade, ainda é indefinida e sem informações conclusivas, mas diversos casos de reações à água vêm sendo apresentados nas redes sociais e na imprensa.
A concorrida venda de garrafas de água em Flint, como no Rio de Janeiro
Publicidade
Você sabia que o planeta produz cerca de cinquenta milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano? O Japão,...
A maior reserva marinha da Europa é portuguesa, e fica localizada a cerca de 1000 quilômetros a sudeste do...
Se as mudanças climáticas ameaçam de forma sem precedente a saúde e o futuro de todo o planeta, não é preciso...
Dois casarões históricos desabaram na cidade de Ouro Preto (MG) após um deslizamento de encosta na manhã dessa...
Neste verão, você pode encontrar preguiças durante um passeio de fim de tarde - e sem precisar sair de São Paulo! A...
Mais uma boa notícia para os ciclistas curitibanos. Depois de testar um piso de ciclovia que gera energia, a cidade...
Quantos de nós usamos plástico na cozinha? Aquele que embala alimentos, potes, lanches... E depois de usados, para...
Na pequena Ilha de Cotijuba, dentro do território de Belém, no Pará, não circulam carros. Após o trajeto de uma...
O plástico não apenas faz mal ao ser humano, mas também pode causar muitos problemas a outros...