Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Agora você pode olhar diretamente para o sol e enxergar o astro em um nível de detalhes nunca visto antes, graças ao telescópio solar Daniel K Inouye (DKIST, na sigla em inglês), no Havaí, Estados Unidos. Dá uma olhada:
– Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em ‘zona habitável’ é 50% mais frio
Os núcleos brilhantes são onde este material solar está em ascensão; as linhas escuras ao redor são onde o plasma está esfriando e afundando.
Cada uma dessas pequenas partículas mostradas na imagem formam as pequenas estruturas da superfície solar, que medem pelo menos 30 km – aproximadamente a área do Estado americano do Texas. Ou os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um tamanho impressionante se comparado com a escala do sol, que tem cerca de 1,4 milhão de km de diâmetro e está localizado a 149 milhões de km da Terra.
– Nasa garante que uma mulher será o primeiro ser humano a pisar em Marte
O DKIST é um novo observatório posicionado no topo do Haleakala, um vulcão de 3 mil metros de altura na ilha havaiana de Maui. O espelho principal dele tem 4 metros, sendo considerado o maior do mundo para um telescópio solar.
O novo telescópio é uma nova e grande promessa para estudar o funcionamento do Sol. Os cientistas têm como objetivo entender a dinâmica do ‘clima espacial‘, como eles chamam explosões de energia e outras variáveis. Sabe-se que as gigantescas emissões de partículas carregadas e seus campos magnéticos danificam os satélites na Terra, prejudicam os astronautas, interferem nas comunicações de rádio e até interrompem as redes elétricas.
– Nasa: Terra está ‘mais verde’ do que há 20 anos. Mas não há o que celebrar
Foto: European Society of Anaesthesiology (ESA)
E mais imagens HD do sol estão por vir: por meio de uma parceria entre a agência espacial da European Society of Anaesthesiology (ESA), da Europa e a agência nacional de ciência, National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, haverá uma sonda Solar Orbiter (SolO) na próxima semana, utilizando o DKIST para capturar as imagens mais de perto do Sol de todos os tempos, a apenas 42 milhões de quilômetros da superfície do astro. Esta distância é mais próxima do Sol do que o planeta Mercúrio.
Por aqui, não vemos a hora! Vai, ciência!
Publicidade
O rover Perseverance, da NASA, se tornou o primeiro equipamento a produzir oxigênio em outro planeta. Utilizando um...
A pandemia do coronavírus está mostrando ao Brasil, mais uma vez, a importância de se investir em ciência. Uma...
Em entrevista à BBC, o CEO e fundador da BioNTech, Ugur Sahin, que comanda as pesquisas da vacina para coronavírus da...
Descoberto em 2013 orbitando uma estrela similar ao sol, o planeta GJ 504b foi pela primeira vez registrado em uma...
A pequena Nördlingen, na região da Bavária, na Alemanha, é uma cidade feita de diamantes. Com 1100 anos de idade e...
No último dia 10, o virologista francês Luc Montagnier faleceu aos 89 anos. O pesquisador foi o líder do grupo...
Em uma entrevista para o canal de Sabrina Sato no Youtube, a cantora Anitta revelou ter um problema após relações...
Um gráfico é mais do que simplesmente a versão ilustrada de uma informação – ele pode nos prever o futuro, nos...
Como o coronavírus podem afetar animais de estimação têm sido uma dúvida desde o início da pandemia. E o caso do...