Inovação

Uber inaugura, no Brasil, viagens de tuk-tuk como alternativa ao carro

por: Yuri Ferreira

Você sabe o que é um tuk-tuk? Esse modelo de transporte ainda não é comum no Brasil, mas já é tradição em dezenas de países ao redor do mundo. Muito popular na Índia, trata-se de um veículo motorizado baseado numa moto, com três rodas e capacidade para cerca até quatro pessoas.

Se você nunca viu esse tipo de automóvel nas ruas da sua cidade, pode ficar atento. A Uber inaugurou o serviço de tuk-tuk na capital do Espírito Santo, Vitória. A partir de agora, quem viajar ou quem mora em Vitória pode ter a oportunidade de matar a curiosidade e andar no veículo. Foram disponibilizados 20 tuk-tuks para o início das operações e, com a consolidação do serviço, a tendência é que ele seja expandido.

– O trio de amigos que está desbravando a Índia a bordo de um tuk-tuk

Tuk tuk da Uber rodando pelas ruas de Vitória, no Espírito Santo

“Vamos começar 20 tuk tuks nessa primeira fase e vamos expandindo a operação conforme o movimento for pegando na cidade. A ideia é aproveitar esse litoral maravilhoso e esse verão”, afirmou Silvia Penna, diretora de operações da Uber, ao ES TV, programa da TV Gazeta.

Por se tratar de uma nova experiência, o veículo deve chamar a atenção dos cabixabas nas ruas de Vitória, pelas areias da praia de Camburi ou na Praça dos Namorados.

Economia

Segundo a Uber, o serviço será mais barato do que o UberX e poderá ser pago nas modalidades de dinheiro e cartão. Para pegar o tuk-tuk, basta ter o aplicativo da Uber no celular.

– Uber cria função que converte troco em créditos para novas corridas

A Uber é uma empresa que costuma inovar e, após tantos imbróglios com as cidades – especialmente no início das suas operações – a empresa norte-americana parece ter encontrado diálogo com o poder público na busca por alternativas para dinamizar e desafogar o sistema de mobilidade. Em São Paulo, por exemplo, anunciou integração entre carros particulares e serviços transporte público.

Os tuk tuks são regulamentados em algumas cidades do Brasil, mas estritamente por vias urbanas. Cidades como Ribeirão Preto, Poços de Caldas e Vitória possuem leis específicas para o trânsito do automóvel que pode se tornar febre no Brasil.

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pele vegetal de cacto e algodão é alternativa sustentável ao couro