Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Comer sempre e somente alimentos orgânicos deve ser a meta para todos nós. Se muitas vezes os preços, porém, são proibitivos para boa parte da população, nem sempre é fácil sequer encontrar os produtos orgânicos e agroecológicos que desejamos em nossas regiões.
Para quem vive na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, no entanto, uma plataforma surge como boa notícia – para auxiliar e informar sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos nessa região.
Trata-se do Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA, desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para estimular a troca de informações e o acesso ao alimento orgânico, e com isso estimular um consumo consciente, democrático, sustentável e regional. A plataforma oferece um verdadeiro mapeamento, identificando pontos de venda e também de produção de orgânicos na região da capital catarinense, com atualização bimestral.
Para fazer parte da plataforma é preciso cumprir algumas determinações, como conter no mínimo 3 estabelecimentos agropecuários envolvidos no ciclo de produção e/ou venda e ainda apresentar uma distância máxima de 250 km entre o produtor e o consumidor final. A ideia é que o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA não só estimule o acesso e o consumo de orgânicos na região, como sirva de modelo para que o mesmo tipo de plataforma seja realizada em outras partes do país.
Por falar nisso, Florianópolis largou na frente na luta contra o veneno. A capital catarinense vai se tornar o primeiro município do país ‘livre de agrotóxicos’.
A lei é de autoria do vereador Marcos José de Abreu (PSOL), eleito segundo parlamentar mais votado da ilha com a agroecologia como carro chefe. A ideia é que o armazenamento ou aplicação de pesticidas, de qualquer tipo, seja passível de multa.
“Nossa principal base foi acreditar que o diálogo era possível”, disse ele, que pretende reverter os valores arrecadados com multas paras as pastas de Saúde e Meio Ambiente de Floripa.
O projeto prevê ainda a criação de um programa de educação sanitária ambiental para conscientização e informação sobre os riscos do consumo de alimentos com agrotóxicos para a saúde.
Publicidade
Pode parecer incrível, mas algumas locadoras de filmes Blockbuster ainda resistem, funcionando, em alguns lugares do...
Antigamente os piratas vinham em navios e invadiam outras embarcações para saquear seus pertences e aterrorizar as...
De acordo com a empresa americana Mobisante mais de 70% da população mundial não tem acesso a aparelhos de...
Quem mora em grandes cidades como São Paulo, sabe que com a venda de 800 carros por dia, o trânsito só tende a...
Unindo forças com a engenharia Deka R&D, a Coca-Cola lançou um projeto que transforma 2000 containers em água...
O casamento é um dos momentos mais marcantes da vida de muitas pessoas. E se a chegada ao altar arranca tantos...
Não se sabe o quanto as manifestações de junho de 2013 influenciaram nesta decisão, mas o fato é que os alunos da...
Criada por 3 designers alemães, a Facade Printer é uma máquina que mistura um robô de precisão e uma arma de...
Da mesma forma que hoje parece inconcebível e pré-histórico que um dia a conexão à internet tenha exigido que o...