Ciência

A vida secreta das árvores: vídeo explica como as plantas silenciosamente conversam entre si

por: Gabriela Glette

Você não percebe, mas as árvores conversam secretamente entre si. A ‘conversa’ acontece no subsolo, através de uma rede de fungos e longos filamentos que conectam cerca de 90% das plantas terrestres. Desta maneira, além de trocar informações as árvores podem compartilhar nutrientes e enviar seus recursos restantes de volta à rede para outras planta, e se comunicar sobre perigos, como por exemplo infestações de insetos. Esta descoberta fantástica foi didaticamente explicada em vídeo produzido pela BBC News.

A relação entre esses fungos e as plantas é milenar e, em grande parte, é de mutualismo – um subconjunto de simbiose no qual ambos os organismos se beneficiam de sua associação. Em outras palavras, na natureza seres de outras espécies se ajudam através de uma corrente invisível, que nós muitas vezes ignoramos, mas está aí. Na comunidade científica ela é conhecida como The Wood Wide Web.

vida secreta das árvores 1

No caso descrito no vídeo, os fungos sugam os alimentos das árvores, retirando parte do açúcar rico em carbono que produzem durante a fotossíntese. As plantas, por sua vez, obtêm nutrientes como fósforo e nitrogênio que os fungos adquiriram do solo, por meio de enzimas que as árvores não possuem. Desta forma, árvores que estão morrendo podem enviar seus nutrientes para que a corrente possa se beneficiar deles.

Porém, assim como na internet, esta corrente também possui um lado ‘dark web’, pois algumas plantas conseguem ‘hackear’ o sistema e roubar os nutrientes das outras. Depois de assistir este vídeo, você irá enxergar a natureza através de uma outra perspectiva. Árvores não são ‘apenas’ árvores, mas organismos inteligentes, que se comunicam e fazem parte de um complexo sistema colaborativo. A natureza é mesmo incrível!

A revelação da existência da Wood Wide Web também pode nos levar a um questionamento importante. Afinal, onde as espécies começam e terminam? Uma floresta é mais do que um agrupamento diversos indivíduos independentes, mas sim um único organismo vivo e consciente, capaz de compartilhar – e, por que não de estabelecer uma relação de amizade?

Publicidade

Fotos: reprodução Youtube


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
O mapa de Marte detalhado que se tem até agora feito a partir de fotos tiradas da Terra