Ciência

Animal que não precisa de oxigênio para viver intriga cientistas

por: Vitor Paiva

Aprendemos cedo na escola que todo organismo multicelular precisa de oxigênio para viver. Respirar, portanto, seria regra essencial dos animais multicelulares. A ciência, no entanto, está sempre em revisão em busca dos fatos, essa regra acaba de deixar de ser absoluta: um animal descoberto recentemente não respira, e é capaz de sobreviver inteiramente sem oxigênio.

Representação do H. salminicola

Trata-se do H. salminicola, um parasita geralmente encontrado no salmão que, segundo Dorothee Huchon, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, “perdeu a capacidade de respirar oxigênio”. A pesquisa ainda não responde como o animal obtém a energia necessária para sobreviver. Inicialmente os pesquisadores pensaram se tratar de um erro, mas estudos aprofundados confirmaram a descoberta: apesar de possuirem estruturas similares às mitocôndrias, elas não conseguem produzir as enzimas para utilizar o oxigênio como fonte de energia.

Carne do salmão, hospedeiro principal do H. salminicola

Eram como mitocôndrias falsas, e os motivos pelo qual o H. salminicola perdeu sua capacidade de respirar ainda são desconhecidos. Outros animais são capazes de atravessar longos períodos sem oxigênio, mas o H. salminicola é o primeiro descoberto que atravessa assim todo seu ciclo de vida. Ao longo de sua vida o parasita se move para dentro de um hospedeiro, onde também vive sem respirar.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
NASA: fotos mostram como erupção de vulcão dizimou vegetação tropical