Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nos úlimos anos, a vigilância em massa tem sido usada sob a justificativa de proteger a segurança da população, sobretudo contra o terrorismo. No entanto, existe um linha tênue que diferencia a segurança da invasão de privacidade. Por isto, um conjunto de artistas de Londres – uma das cidades mais vigiadas do planeta, resolveu adotar a pintura facial para driblar o controle e ainda de cara arrasar no look. Abrindo um importante debate, o Dazzle Club é um grupo de ativismo que usa seus próprios rostos para conscientizar a população sobre os efeitos da vigilância generalizada.
Fusão de dois coletivos diferentes formado por quatro artistas fundadores, o Dazzle Club questiona a política de vigilância e a teoria ciber-feminista, discutindo o conceito de ‘público’ nas cidades. Relativamente novo, o grupo surgiu em resposta a uma carta do prefeito de Londres – Sadiq Khan, que questionava o uso da tecnologia de reconhecimento facial na região de King’s Cross, em Londres.
Ao pintar seus rostos, os artistas burlam o sistema de segurança da cidade, cada vez mais controlada por órgãos governamentais e instituições privadas. O nome faz alusão ao CV Dazzle – Computer Vision Dazzle, técnica usada para camuflar o reconhecimento facial de softwares. Arte politizada e engajada, estes ativistas nos lembram que existir hoje em dia, também significaser vigiado o tempo todo.
De acordo com o coletivo, Londres é a segunda cidade mais vigiada do mundo, apenas vencida por Pequim. Estima-se que 420 mil câmeras observem os habitantes a todo momento. “De alguma forma, isso é normalizado”, explica um membro do grupo.
Nada aleatório, os ativistas costumam se encontrar por volta das 18h30 e caminham pelas áreas mais vigiadas da cidade. Cada passeio é cuidadosamente coreografado e pode levar até semanas de planejamento, com um membro diferente do Dazzle Club ou artista convidado assumindo o comando a cada mês. A arte, mais uma vez, desafiando o status quo e nos fazendo discutir os conceitos de normalidade.
Publicidade
De educador para educador. Ou melhor: sobre um educador por outro educador. O professor de geografia João Luz Pedrosa,...
Há décadas que a tecnologia japonesa vem revolucionando o mundo e nossa maneira de viver – e isso inclui...
Daqueles projetos lindos que emocionam a gente, o "Periferia Inventando Moda" ganhou novos ares. Antes de mais nada,...
Exemplos de brasileiros de sucesso em gincanas e competições de conhecimento não faltam. Coloque mais dois nomes na...
Uma semana repleta de dias intensos, com muito aprendizado, crescimento e amadurecimento fazendo parte da rotina. Mas,...
O futuro como imaginado na cultura pop está ficando próximo. A empresa Klein Vision divulgou o protótipo de seu...
Como será o futuro da humanidade? Se a tecnologia for capaz de interferir em questões biológicas, talvez...
O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade...
O paradoxo da crueldade da indústria alimentícia, no qual um grupo de animais precisa sofrer tanto para que outros se...