Ciência

Barata que viveu na era dos dinossauros é descoberta por cientistas

por: Redação Hypeness

Você pode não gostar dela, mas a barata é o inseto do futuro. É o que se acredita no meio da ciência, dada a sua capacidade de resistir e se adaptar. E uma nova descoberta confirma esta crença: uma equipe de cientistas encontrou uma barata praticamente inteira envolta em âmbar e, pela investigação, ela viveu há 99 milhões de anos.

– Barata está evoluindo para se tornar imune a inseticidas, diz estudo

O corpo quase intacto dessa barata, que pertence à família Nocticolidae, foi encontrado no vale Hukawng, em Mianmar, na Ásia. Através das técnicas arqueológicas que utilizam análise do tempo das rochas, obteve-se a idade desse fóssil: ela viveu no período Cretáceo, quando os dinossauros ainda existiam.

– Saiba mais sobre o inseto com o poder de transformar baratas em zumbis

Cientistas da Rússia, China e Eslováquia trabalharam juntos nessa investigação e no registro dessa descoberta, que foi descrito no periódico científico Gondwana Research. A equipe busca agora coletar mais dados e pesquisar mais informações sobre a causa da extinção da vida em cavernas no período em que viveu a barata.

– Insetos podem ser exterminados em até 100 anos. E isso pode causar nosso colapso

O inseto encontrado tornou-se a criatura mais antiga encontrada em uma caverna pois, as outras viveram há 65 milhões de anos, na época da extinção dos dinossauros.

Publicidade

Foto: Gondwana Research


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Eclipse da ‘Lua de morango’ acontece hoje; entenda a origem do nome enquanto espera