Inspiração

Bióloga que livrou arara azul da extinção vira personagem da ‘Turma da Mônica’

por: Redação Hypeness

No Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, celebrado na última terça-feira (11 de fevereiro), a Mauricio de Sousa Produções retratou a bióloga Neiva Guedes como uma personagem da Turma da Mônica.  Olha como ficou: 

A peça faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, que resgata a história de pesquisadoras e cientistas que deram grandes contribuições para a humanidade, como Marie Curie, Ada Lovelace, Bertha Lutz, Katherine Johnson e Katie Bouman.

Neiva  é doutora em Zoologia e mestre em Ciências Florestais e dedicou 30 de profissão à preservação da arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), um dos símbolos do Pantanal, que corria o risco de ser extinta até pouco tempo atrás. Da para imaginar que ela começou na biologia quase por acidente? 

– Filho de Mauricio de Sousa e marido vão criar conteúdo LGBT para ‘Turma da Mônica’

A conservacionista estudou a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais. Entretanto, ela observou que somente uma pesquisa não bastava, e era necessário fazer uma ação contínua pra manter a sobrevivência da espécie – manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza.

Desta forma, esses animais voltaram a ser comuns e abundantes em várias regiões do pantanal e do estado do Mato Grosso do Sul. E Neiva segue seu trabalho de conscientização sobre o valor deste animal para a fauna brasileira por meio do Instituto Arara Azul. 

– Turma da Mônica ganha novo personagem com distrofia muscular; entenda

Devido a essa conquista, a bióloga concorre ao prêmio Faz Diferença, promovido pelo Jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A pesquisadora concorre pela categoria Sociedade/Ciência e Saúde.

Para Mônica Sousa, Diretora Executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua, é necessário trazer visibilidade para ações que tragam benefícios, não apenas locais, mas para a humanidade.

– Livros da Turma da Mônica em braile serão distribuído em escolas de SP

Por isso o projeto tem tudo a ver com a Neiva, né? Parte do trabalho da pesquisadora está na integração e conscientização da comunidade acerca do valor da espécie, buscando incentivar a preservação por parte dos moradores. O principal motivo para a extinção do animal está relacionado à caça ilegal da ave, e Guedes acredita que a participação dos moradores do Pantanal no projeto é a base central de todo o trabalho.

Publicidade

Foto 1 e 3: Divulgação/Instituto Arara Azul
Foto 2: Divulgação / Maurício de Sousa Produções


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Afro-americanos se mobilizaram pra salvar última nação africana não colonizada de Mussolini, em 1935