Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Salvador é uma das cidades mais bonitas e alegres do mundo. Longe de qualquer estereótipo, a capital da Bahia possui uma atmosfera que não deixa a correria do dia a dia passar por cima dos momentos de contemplação de alegria.
– Bahia honra sangue negro e assume ponta contra elitização do futebol
No Carnaval, o sentimento fica ainda mais forte. Não estamos falando necessariamente do fervo dos tradicionais circuitos que fazem da festa soteropolitana a mais famosa do Brasil. Há em Salvador um tesouro criado e protegido pelo povo: os bloquinhos.
O movimento cultural de uma gente que se nega em ceder ao consumismo desenfreado resiste, mas sem deixar de lado a criatividade. Quem um exemplo? Já pensou em sair fantasiado por um dos pontos mais icônicos da metrópole e mergulhar no mar da Baía de Todos os Santos?
Pela preservação da memória da Ladeira da Preguiça
Saiba que isso é muito possível e tem até um bloco responsável por proporcionar este prazer. Estamos falando do Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça, que como o nome já diz, percorre as ladeiras desta importante ruela para a história brasileira.
Olha só, tradição é uma coisa muito importante na Bahia, sobretudo em Salvador. Também pudera, uma terra que deu ao mundo Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Gerônimo Santana não pode largar mão dessa prerrogativa.
– Paraisópolis, DJ Rennan: O funk e a impossibilidade da existência negra
Pois bem, o Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça sai sempre um domingo antes do início do Carnaval. Há 90 anos é assim. A festa reúne pessoas de todas as idades. Eu já falei de criatividade? Veja, binho, a máxima é levada ao pé da letra, portanto trate de investir num look bafônico antes de se encontrar com o mar.
A festa começa por volta das 9h da manhã, sempre com música, claro. A concentração é na Ladeira da Preguiça. Marcelo Teles, que integra o Centro Cultural Que Ladeira é Essa? e um dos responsáveis pelo projeto, diz ao jornal A Tarde que o objetivo é chamar a atenção de todos para este espaço esquecido de Salvador.
“O projeto é um grito, uma oportunidade de falar o que é a Ladeira da Preguiça, levar nossas problemáticas para as pessoas e mostrar que existimos. Isso é importante porque a gente consegue movimentar a opinião pública e oferecer um novo olhar”, conclui.
É bem possível que você já tenha ouvido falar da Ladeira da Preguiça. A canção homônima foi composta por Gilberto Gil especialmente para Elis Regina, como a mesma disse certa vez.
– Blocos comandados por mulheres invertem lógica machista e racista do Carnaval da Bahia
“O Gil fez pra mim. Eu telefonei pra ele e pedi pra fazer uma música. Ele fez essa e, claro, eu gostei muito”, recordou a ‘pimentinha’ em entrevista antiga.
O problema é que o local não goza do glamour dos arranjos de seu Gilberto há muito tempo. Ao contrário, a Ladeira da Preguiça convive com a degradação que dá o tom do centro das grandes cidades do Brasil.
Mais, a Ladeira da Preguiça resiste ao peso da gentrificação. Se você andar pelas ruas do lugar, vai ver uma série de intervenções artísticas nos casarões feitas por movimentos como o Salvador Meu Amor, Nosso Bairro É Dois de Julho e Articulação do Centro Antigo de Salvador – todos determinados em impedir o avanço do progresso vazio.
Em compasso com a luta popular está o Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça, que incentiva os membros das novas gerações e entrarem em contato com este patrimônio histórico da capital.
BANHO DE MAR A FANTASIA 2019 | Ladeira da preguiça from Ijexá Filmes on Vimeo.
“Se a gente não resiste, daqui a uns anos, a Ladeira vai ser tomada por pessoas totalmente diferentes, que não dialogam com o local, que não entendem sua história e importância que ela tem para Salvador”, explica a grafiteira e arquiteta Andressa Monique também ao jornal A Tarde.
A luta é árdua, mas parece que o povo está vencendo. Depois de um hiato de 20 anos, o projeto está na rua desde 2013 e já reuniu nomes do tamanho da cantora Luedji Luna. Além da ladeira, o intuito é de chamar a atenção para a poluição que atinge esta área da Baía de Todos os Santos, que fica às margens da Avenida Contorno e sofre com a construção desenfreada de hotéis – que provocaram inclusive a criação de uma marina.
Já sabe, né? Programe-se para aproveitar esse puro suco de história, resistência e alegria em um espaço fundamental para a existência do Brasil que conhecemos hoje. Viva!
Serviço:
O que: Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça
Quando: Domingo, dia 16 | A partir das 9h
Entrada: Gratuita
Publicidade
Longe da região central, o Grajaú já teve períodos difíceis, sendo estampado em índices e noticiários como a...
O verão já vai se despedindo de Nova York, e com ele muitas atrações legais que acontecem na estação mais quente...
Que camemberro eu dei quando comecei a ler o cardápio da Burgay, a hamburgueria cheia de representatividade LGBT+ que...
Se você acha que o Texas não é muito turístico ou que lá é cheio de cowboys, esse artigo é pra você. O maior...
Um paladar exótico, pero no mucho. Tá afim? Se a resposta for positiva, pegue a sua sede por novidade e vá até O...
Entre as ruas tranquilas que beiram os bairros de Chaná e Cordón, em Montevideo, um achado para passar boas horas....
Faz um tempo que a maneira como nos alimentamos tem dado indícios de mudança. Depois de abraçar todos os fast foods...
São Paulo acaba de receber uma grande novidade vinda da Itália. O maior mercado de gastronomia e produtos artesanais...
Depois de rodar os quatro cantos do país, a competição pelo prêmio da Melhor Caipiroska do Brasil - Smirnoff, segue...