Ciência

Cidade de São Paulo reúne mais espécies de aves que países como Chile e Portugal

por: Redação Hypeness

Mais de 500 tipos de aves vivem no município de São Paulo. O número representa cerca de um quarto de todas as espécies encontradas no país e 63% das que habitam o estado. Isso faz da pauliceia a terceira capital com mais aves registradas no Brasil, atrás apenas de Porto Velho e Manaus.

Os dados foram divulgados pelo Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo-2018. Publicado em dezembro daquele ano, o documento foi feito sob coordenação da bióloga Anelisa Magalhães, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA).

Pica-pau-de-cabeça-amarela é uma das espécies de aves encontradas em São Paulo. Foto CC BY-SA 2.0 Dario Sanches

Dentre as 506 aves catalogadas, 116 são endêmicas da Mata Atlântica e 39 são consideradas aves de rapina. Há ainda 22 beija-flores e 273 pássaros. Foram encontradas também 31 espécies ameaçadas de extinção entre os animais.

Pesquisadores ouvidos pela BBC relatam que os dados apontam que a cidade de São Paulo sozinha reúne mais aves do que todo o Chile ou Portugal. Além disso, ela se aproxima da quantidade de espécies presentes em territórios como o Canadá, Europa e a Rússia.

Carcará faz parte da fauna paulistana. Foto CC BY-SA 4.0 Andreas Trepte

O fato de que a maior parte do território de São Paulo se encontra dentro do bioma da Mata Atlântica influencia na grande presença de aves no município. Além disso, a cidade é cortada por dois corredores verdes: as serras da Cantareira, ao norte, e a do Mar, ao sul.

Estas áreas verdes propiciam locais para reprodução das espécies, fazendo com que a metrópole se transforme também em um habitat ideal para estes animais.

 

Publicidade

Foto em destaque CC BY-SA 4.0 Andreas Trepte


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Biólogo Atila Iamarino alerta: ‘Potencial de pessoas infectáveis com coronavírus é de 100%’