Arte

Cobradora escreveu, no ônibus, livro de poesia sobre vida no trânsito

por: Vitor Paiva

Para quem é poeta, a poesia pode estar em qualquer lugar, e o poema vir do que a outros olhos seria banal e desimportante. O ir vir dos carros, o trânsito, o entrar e sair de pessoas e a imaginação sobre cada coisa, lugar ou vida é a inspiração para Genicleide de Lima, de 55 anos, poeta e cobradora de ônibus. Trabalhando na linha TI Xambá/TI Joana Bezerra entre Recife e Olinda, Genicleide aproveita toda oportunidade em seu trabalho para observar o seu entorno e anotar – anotar sem parar, sem deixar nenhuma parte do papel em branco. Cruzar as duas cidades pernambucanas entre 4h da manhã e 14h25, seu período de trabalho, é também o caminho de seu olhar poético: de sua inspiração.

Aos 55 anos e com três filhos, a autora é nascida em Goiana, no extremo norte da região metropolitana de Recife, a 62 km da capital. Genicleide acorda às 3h da manhã para trabalhar, e quando sai da rotina de trocadora ela corre para passar em casa e entrar na faculdade às 17h. Dormindo somente 3 horas por noite: no oitavo período do curso de letras, ela sabe que colocar o sono em dia é para o futuro. Agora é hora de trabalhar, estudo e, claro, escrever seus poemas – que foram finalmente lançados em seu segundo livro, conforme mostrou matéria da Rede Globo.

Intitulado “Pétalas de Gemaguili”, o livro reune 48 poemas sobre amor, família, a natureza, a cidade e a própria poesia. “Na vida/Eu sou poesia/ Onde exponho/ As emoções/ Das lágrimas…/ Eu faço meus versos/ Dos risos…/ As lindas canções (…), escreve Genicleide no poema “Sou… Poesia”. O lançamento aconteceu na última terça-feira (18), às 18h, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, no Centro do Recife.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotografa registra manifestação afrobrasileira em quilombo urbano na Bahia