Ciência

Coronavírus: animal silvestre em busca de comida pode ter iniciado surto

por: Redação Hypeness

Como é transmitido um vírus? A Organização Mundial de Saúde (OMS) já tem uma teoria sobre o surgimento e a proliferação do coronavírus (Covid-19), que tem amedrontado o mundo.

E tudo começa com um morcego na China, que voa deixando para trás um rastro da bactéria em seus excrementos, que caem em meio à vegetação de uma floresta, onde um animal silvestre, possivelmente um pangolim à procura de insetos para comer, faz contato com os excrementos… E com o vírus.

Eventualmente, um desses animais é capturado, entra em contato com seres humanos e, de alguma forma, acaba infectando alguém. O indivíduo, por sua vez, transmite o vírus a seus colegas no mercado, onde outros animais silvestres são vendidos.

– Como coronavírus expõe racismo e xenofobia contra orientais no Brasil

Os cientistas da OMS estão tentando comprovar este cenário e tentam encontrar animais selvagens com o Covid-19. Uma grande variedade de animais pode ter servido como “hospedeiro” do vírus, especialmente o morcego, conhecido por ser portador de um número considerável de coronavírus diferentes. 

Por isso, o professor Andrew Cunningham, da Zoological Society of London, no Reino Unido, descreve o ato de desvendar a sequência de eventos é um verdadeiro “trabalho de detetive”, em entrevista à BBC. 

– Fotos mostram realidade de médicos que trabalham no centro nervoso do coronavírus

Quando os cientistas conseguiram decifrar o código genético do novo coronavírus, após coletar uma amostra de um paciente infectado, os morcegos se tornaram os principais suspeitos. E o mais curioso: eles não costumam ficar muito doentes, mas têm a capacidade de espalhar patógenos a uma grande distância e de forma bem ampla.

O vírus já infectou mais de 80 mil pessoas em quase 40 países, provocando 2.762 mortes ao redor do mundo (mais de 95% na China). No Brasil, um paciente recebeu o diagnóstico da doença.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China eleva alerta após caso de peste bubônica; paciente está em quarentena